O banho de assento é um tratamento caseiro que tem como objetivo aliviar os sintomas de herpes genital, candidíase, hemorroida ou infecção urinária, como ardência, coceira, dor, irritação e corrimento, por exemplo.
Como recipiente você pode ser o bidê ou uma bacia, sempre bem limpos. Repita o banho duas vezes por dia, durante três dias. Mas nunca se esqueça que o banho de assento é apenas um paliativo e a causa deve ser investigada e tratada.
Você pode colocar estas dicas em prática uma única vez. Se os sintomas persistirem, faça novamente. Mas vale lembrar que isso não dispensa a necessidade de fazer exames médicos e avaliar sua saúde.
Algumas mulheres também já comprovaram que acrescentar vinagre no seu banho de assento, poderá aliviar as dores das infeções vaginais.
Se você está com algum problema na região íntima, como candidíase, hemorroidas, inflamação ou coceira, experimente fazer um banho de assento com os ingredientes indicados. Lembre-se de manter a higiene adequada da região íntima e de procurar um médico se os sintomas persistirem ou piorarem. Com o tratamento adequado, é possível aliviar o desconforto e restaurar a saúde e o bem-estar na região íntima.
O banho de assento é uma técnica simples e eficaz para tratar diversos problemas na região íntima. No entanto, é importante seguir algumas recomendações para evitar erros e garantir a eficácia do tratamento. Além disso, é importante conhecer os ingredientes indicados para cada tipo de problema, a fim de obter os melhores resultados.
O banho de assento com rosa branca é indicado para tratar a inflamação na região íntima. A rosa branca possui propriedades anti-inflamatórias e adstringentes, que ajudam a reduzir a inflamação na região íntima. Para fazer o banho de assento com rosa branca, basta ferver algumas pétalas de rosa branca em uma panela com água por cerca de 15 minutos. Depois, coe o líquido e adicione-o em uma bacia com água morna. Mergulhe a região da pelve na solução por cerca de 15 minutos.
Neste vídeo a Dra. Letícia Beckenkamp indica algumas ervas que podem ser utilizadas no banho de assento. Ela também esclarece sobre a temperatura da água, que pode tanto ser utilizada em temperatura ambiente, fria ou quente. As temperaturas altas são mais indicadas para quando há cólicas ou dores em geral. Quando há infecções, ferimentos, inflamações, entre outros sintomas, a temperatura recomendada é a fria ou ambiente.
Por outro lado, existem demonstrações de que pomadas íntimas possuem substâncias potencialmente alergênicas que, ao invpes de tratar problemas, podem ampliar a predisposição de problemas como candidíase.
Por ser um processo caseiro e fácil, tem quem acredite que o banho de assento possa ser feito sempre. Contudo, a médica explica que o método não deve ser utilizado diariamente e nem várias vezes ao dia. "Tem que ter cuidado porque não é qualquer coisa que se pode usar na vagina", diz. Também não é recomendado fazer banho de assento método sem nenhuma doença ginecológica.
Para fazer esse banho, deve-se colocar 3 litros de água morna numa bacia e adicionar 4 colheres de sopa de vinagre, misturando bem. Após a higiene íntima, sentar na bacia por 15 minutos. Fazer esse banho de assento 1 vez por dia. Veja outros banho de assento para infecção urinária.
O banho de assento não deve ser utilizado como único tratamento para qualquer condição que seja. Ele pode ser um tratamento para o alívio dos sintomas, como dores, coceiras e irritações diversas. Também pode auxiliar a cicatrizar lesões, fistulas, entre outros ferimentos na região anal ou vaginal. No entanto, há muitas receitas duvidosas na internet. Vale lembrar que apenas um diagnóstico médico é capaz de eliminar o problema.
Para fazer esse banho de assento deve-se dissolver 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 3 litros de água morna numa bacia. Após fazer a higiene íntima, sentar na bacia durante 15 minutos. Recomenda-se fazer esse banho de assento 1 vez por dia.
Dito isso, vamos às informações e tudo que você precisa saber sobre banho de assento, desde o que é, para que serve e até como fazer e quais ervas utilizar para cada problema.
Mesmo sendo um super aliado, a grande maioria dos banhos não é um tratamento único, e sim, coadjuvante. “Por exemplo, você vai fazer o tratamento da candidíase e pode usar o banho de assento. Existem milhares de plantas que você pode usar nesse sentido, para melhorar sintomas e até acelerar um pouco desse processo de tratamento”, diz a médica.
O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e também ajudando a aliviar os sintomas da cistite (infecção e/ou inflamação da bexiga). O vinagre é um grande aliado para promover o reequilíbrio do pH vaginal.