A média aritmética, também conhecida como média aritmética simples ou média, apenas, é uma medida de tendência central bastante utilizada nas operações matemáticas para demonstrar a variação padrão de determinados resultados.
A média aritmética de n valores é utilizada quando os valores são obtidos utilizando os mesmos critérios e forem igualmente importantes. Exemplo: Quando aplicamos uma mesma prova, num mesmo instante a todos os alunos de uma mesma turma a média aritmética das notas representa o conjunto das notas obtidas.
Interpretação. A mediana e a média medem a tendência central. Mas os valores atípicos, chamados de outliers, podem afetar a mediana menos do que afetam a média. Se seus dados forem simétricos, a média e a mediana são semelhantes.
O erro padrão Para obter uma estimativa do erro padrão, basta dividir o desvio padrão pela raiz quadrada do tamanho amostral. O resultado obtido também estará na mesma unidade de medida do valor amostral.
Para encontrar o Erro Quadrático Médio, o estatístico deve trabalhar com a soma de todos os resultados tidos como "erros" em relação à previsão inicial e, posteriormente, dividi-los pela quantidade de valores somados. Ou seja, apurar o quanto alguns resultados passam a se afastar de uma média aguardada inicialmente.
A variabilidade das médias é estimada pelo seu erro padrão. Assim, o erro padrão avalia a precisão do cálculo da média populacional. Observação: quanto melhor a precisão no cálculo da média populacional, menor será o erro padrão.