8.2) Massa unitária: Segundo a NBR 7810 a massa unitária é a massa da unidade de “volume aparente” do agregado, isto é, incluindo na medida deste volume os vazios entre os grãos. O termo massa unitária é assim relativo ao volume ocupado por ambos: agregados e vazios.
b) É efetuado o adensamento de cada camada colocando o recipiente sobre uma base firme, como um piso de concreto, elevando alternadamente os lados opostos cerca de 50 mm e deixando-os cair, de forma que o adensamento se produza pela ação dos golpes secos;
Já o ensaio de determinação da massa unitária consiste em especificar o volume da amostra do cimento, mas desta vez levando-se em consideração os vazios existentes entre os grãos. ... Por último, o ensaio de finura tem por finalidade analisar o tamanho dos grãos de cimento.
É a relação entre a massa dos grãos de um solo e o seu volume real. É uma característica física dos solos, sendo função dos seus constituintes mineralógicos.
Ouça em voz altaPausarINTRODUÇÃO Massa unitária de um agregado é a relação entre sua massa e seu volume sem compactar, considerando-se também os vazios entre os grãos. É utilizada para transformar massa em volume e vice-versa.
A massa unitária tem grande importância na tecnologia, pois é por meio dela, que se podem transformar as composições das argamassas e concretos dadas em peso para o volume e vice-versa. Pela nomenclatura adotada pela a imagem acima temos para o cálculo das massa especificas:
Com base no ensaio foi possível observar que tanto para a areia natural quanto para o pó de brita, trata-se de uma granulometria contínua contendo tamanhos de partículas variando entre 0,05 a 4,8 mm não apresentando descontinuidade, ou seja, ausência de tamanhos de partículas na faixa acima especificada.
Documento impresso em 31/01/2022 15:06:22, de uso exclusivo de UNIVERSIDADE DE SAO PAULO - SEFThis method is applied to aggregates with maximum nominal size equal or less than 75 mm.
ii) O “método B” deve ser empregado para determinar a massa unitária de material compactado, quando os agregados têm dimensão máxima característica superior a 37,5 mm e inferior a 75 mm;
Já o ensaio de determinação da massa unitária consiste em especificar o volume da amostra do cimento, mas desta vez levando-se em consideração os vazios existentes entre os grãos. Por último, o ensaio de finura tem por finalidade analisar o tamanho dos grãos de cimento.
Se necessário calcular a massa unitária na condição saturada superfície seca, usar a onde: ras = massa unitária do agregado, em kg/m3. A unidade poderá ser apresentada em kg/dm3 ou T/m3.
Se necessário calcular a massa unitária na condição saturada superfície seca, usar a onde: ras = massa unitária do agregado, em kg/m3. A unidade poderá ser apresentada em kg/dm3 ou T/m3.
Ouça em voz altaPausarOs agregados definem várias das características desejadas em um concreto, como retração e resistência, a um custo baixo. ... Entre outras finalidades de extrema importância dos agregados para concreto, destacam-se: Transmitir as tensões aplicadas ao concreto através dos grãos.
Inchamento de agregado miúdo: Fenômeno de variação do volume aparente provocado pela adsorção de água livre pelos grãos e que incide sobre sua massa unitária. A areia na obra apresenta-se normalmente úmida e o teor de umidade varia normalmente de 4 a 6%. É maior para areias mais finas.
A massa especifica da areia é dada por: Amostra 1(M1): P= 2,61g/cm³ Amostra 2(M2): P=2,63g/cm³ Resultado Final P= M1-M2 P= 2,63g/cm³-2,61g/cm³ P= 0,02g/cm³ 4. CONCLUSÃO O ensaio foi realizado seguindo as recomendações estabelecidas pela norma NBR 9776:1987.
8.2) Massa unitária: Segundo a NBR 7810 a massa unitária é a massa da unidade de “volume aparente” do agregado, isto é, incluindo na medida deste volume os vazios entre os grãos. ... O termo massa unitária é assim relativo ao volume ocupado por ambos: agregados e vazios.