O Patchouli, também conhecido por Patchuli, é uma erva medicinal da família da hortelã que pode ser usada para melhorar a aparência da pele, diminuir o desconforto abdominal e a náusea, aliviar dores ou reduzir o estresse e ansiedade.
Não existe uma fórmula de quantas folhas de ora-pro-nóbis se deve comer por dia, mas elas possuem baixo teor calórico, contendo apenas 26 calorias para cada 100 gramas da folha — e mais um monte de nutrientes. E, além de tudo, as vantagens de consumi-la vão além na nutrição. Veja abaixo!
Planta tem propriedades detox, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Assim como todas as plantas medicinais, a ora-pro-nóbis possui propriedades terapêuticas muito importantes: funciona como agente detox, auxiliando na limpeza do organismo (ou seja, ajuda a eliminar toxinas) e também atua como anti-inflamatório natural.
Benefícios da ora-pro-nóbis
Como consumir Ora-pro-nóbis?
Para a desnutrição (anemia), as folhas são preparadas frescas em saladas ou secas junto com feijão, sopas e sucos. Ornamentalmente, as flores rosadas podem ser usadas em projetos paisagísticos e, pelo fato de possuir espinhos entre as folhas, também tem aplicação como cerca viva.
Para aquele lanchinho leve e nutritivo, você pode fazer um chips com ora-pro-nóbis. Você só precisa lavar as folhas, esperar elas secarem, pincelar azeite sobre elas, jogar um temperinho e levá-las ao fogo. É necessário deixar cada lado na panela por 2 minutos.
* Ora-pro-nóbis é uma espécie de cacto. Sendo assim, é comum que solte uma baba quando cozido ou super aquecido. O ideal é apenas jogar os brotinhos na frigideira bem quente com o fogo já desligado enquanto salteia, para evitar que solte a baba característica da espécie.
A ora-pro-nóbis é usada em várias receitas, o pessoal usa em refogados, sopas, mexidos, omelete e pode ser consumida crua, em salada. Então dá pra consumir assim sem nenhum problema. Ela tem uma mucilagem, a folha é meio gordinha, então dá para consumir tanto a folha como o fruto”.
Ora, cerca de 25% da composição da ora-pro-nóbis é proteína da melhor qualidade. Vamos lá: em 100 gramas, são de 14 a 30 gramas desse nutriente, sendo boa parte aminoácidos essenciais, como a arginina, a leucina e o triptofano.
Também conhecida como Rose Cactus, rosa-madeira ou groselha-da-américa, essa Ora-pro-nóbis é uma árvore nativa da restinga brasileira. Tem muito valor ornamental por conta da folhagem escura e brilhante, além das belas flores que apresenta várias vezes ao ano.
Cada florada tem duração entre dois e três dias, com floração intensa, durante 6 meses. Surgem na primavera-verão e atraem abelhas. Frutos redondos e amarelados.
ORA-PRO-NOBIS: DE FLORES BRANCAS E COR-DE-ROSA.
Uma curiosidade é que a flor da ora-pro-nóbis, que tem um sabor adocicado, também pode ser consumida. Uma sugestão é usá-las como ingredientes em saladas. Mas é preciso cuidado para retirar as flores, já que a planta apresenta pequenos espinhos que podem machucar.
Corte cada estaca com 20 centímetros de comprimento e enterre um terço dele em substrato composto por uma parte de terra de subsolo e outra de esterco curtido. Após o enraizamento, transplante as mudas para o local definitivo. -pro-nóbis pode ser usada como cerca viva, ornamentação e para consumo das folhas.