Uma das coisas mais interessantes nessa metodologia é que ela não se aplica somente a software, o SCRUM pode ser utilizado nos mais diversos tipos de projetos já que sua principal função é o gerenciamento de projeto.
em 1993
A metodologia defende uma reunião de planejamento no início do sprint, na qual os membros da equipe calculam com quantos itens podem se comprometer e, em seguida, criam um backlog de sprint – uma lista das tarefas a serem executadas durante o sprint.
A metodologia ágil Scrum tem três papéis fundamentais: Product Owner, Scrum Master e equipe de desenvolvimento. Product owner, na tradução é: proprietário do produto. No Guia do Scrum, Product Owner é definido como o responsável por maximizar o valor do produto que é resultado do trabalho da equipe de desenvolvimento.
Segundo o The Scrum Guide, o framework Scrum possui apenas 3 artefatos oficiais: Product Backlog, Sprint Backlog e o Incremento.
O Manifesto Ágil é uma declaração de valores e princípios essenciais para o desenvolvimento de software. Ele foi criado em fevereiro de 2001, onde se reuniram 17 profissionais que já praticavam métodos ágeis como XP, DSDM, SCRUM, FDD e etc.