A região da "Mapitoba", reúne a primeira sílaba dos estados que a compõem: Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. A Mapitoba engloba áreas próximas à divisa destes estados. No município de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, basta um passeio pela zona rural para encontrar agricultor que fez história por lá.
O bioma Cerrado é predominante no Matopiba e ocupa 66,5 milhões de hectares, o equivalente a 91% da área. Remanescentes do bioma Amazônia (5,3 milhões ha ou 7,3% da área) e Caatinga (1,2 milhões de hectares ou 1,7% da área) são encontrados nos limites noroeste e leste da região, respectivamente.
Vegetação. O bioma Cerrado predomina na região do MATOPIBA (91% da área), marcado pela ocorrência de pequenas áreas do bioma Amazônia e Caatinga a nordeste e a leste, respectivamente.
Floresta Amazônica
O Brasil está entre os cinco países com maior área envolvida nessas transações, junto com a Rússia, Indonésia, Ucrânia e Papua-Nova Guiné. Somadas, as áreas negociadas pelos cinco países representam 46% das compras de terra arável levantadas pela Land Matrix.
Já no Oeste do estado, região tradicionalmente pecuária, o preço da terra pode chegar a R$2,1 mil por hectare (exemplo de Imperatriz). Neste segmento a procura é menor, mais muitos pecuaristas estão saindo da região de fronteira do Pará e comprando terras de pastagens no Oeste maranhense.
O Brasil está entre os cinco países com maior área envolvida nessas transações, junto com a Rússia, Indonésia, Ucrânia e Papua-Nova Guiné. Somadas, as áreas negociadas pelos cinco países representam 46% das compras de terra arável levantadas pela Land Matrix.
MATOPIBA é uma fronteira agrícola de suma importância no Brasil. A região compreende áreas do Cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, caracterizadas pela combinação de condições geográficas ideais para o cultivo de grãos e terras relativamente baratas.
A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
A região do Matopiba é composta por 336 municípios de quatro estados fronteiriços, sendo 143 do Maranhão, 130 do Tocantins, 33 do Piauí e trinta da Bahia.
“A Região Geográfica imediata é aquela do dia-a-dia, cotidiana. Já a intermediária responde pelos serviços mais complexos, mais ocasionais, e também mostra uma articulação na cidade em outro nível, também do ponto de vista da gestão, não apenas de deslocamento das pessoas e consumo”.
As regiões geográficas imediatas são agrupamentos de municípios que têm como principal referência a rede urbana e possuem um centro urbano local como base, mediante a análise do IBGE.
As antigas Mesorregiões foram transformadas em Regiões Geográficas Intermediárias.
O Brasil é formado por cinco regiões geográficas (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste) que abrangem suas 27 unidades federativas e que por sua vez englobam 5 570 municípios.
A Itália é possuidora de uma economia industrial diversificada e que é, basicamente, dividida em duas partes: o norte do país, área industrial desenvolvida e dominada por empresas privadas; e o sul, essencialmente agrícola, com elevada taxa de desemprego, logo, bem menos desenvolvida e por isso ainda muito dependente ...
Essa outra proposta de regionalização tem como critérios os aspectos naturais e, principalmente, os socioeconômicos, são as chamadas regiões geoeconômicas do Brasil. Essa divisão estabelece três regiões geoeconômicas – a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul.
são uma divisão do planeta que é definida conforme as as características do local. Um exemplo disso é a divisão que ocorre no Brasil entre as regiões sul, norte, nordeste, centro-oeste e sudeste. As regiões geográficas estão divididas em: imediatas e intermediárias.
Na Geografia, a região refere-se a uma porção superficial designada a partir de uma característica que lhe é marcante ou que é escolhida por aquele que concebe a região em questão. Assim, existem regiões naturais, regiões econômicas, regiões políticas, entre muitos outros tipos.
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Região Metropolitana “é uma região estabelecida por legislação estadual e constituída por agrupamentos de municípios limítrofes (que fazem fronteiras), com o objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de ...