África Ocidental
Na África Ocidental, nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d'água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham.
As crianças da aldeia começam a excluir Kiriku por ele ser muito pequeno, mas todas as vezes que a Feiticeira planeja algo para o mal da aldeia, Kiriku os salva, conseguindo até mesmo trazer a água de volta e fazendo com que a tribo perceba que, apesar de pequeno, Kiriku é muito valente, esperto, engenhoso e bastante ...
Sua mãe, então, lhe conta que a aldeia onde eles vivem é amaldiçoada por uma feiticeira – Karabá – que tirou toda a água e riquezas que eles possuíam e devorava todos os homens que iam tirar satisfações com ela.
Arte: Vida, música e dança Em muitos momentos do filme vemos que a dança e a música fazem parte da vida dos personagens, em momentos de reunião, celebração, tristeza, entre outros.
Significado de Caraba feminino Espécie de cravo engastado de rubis e pérolas, com que as bailadeiras indianas enfeitam as orelhas. Etimologia (origem da palavra caraba). Conc. karaba.
01 - Como você classificaria o gênero textual predominante na narrativa de Kiriku? a) Romance africano.
2-Quem salva o tio de Kiriku das garras da feiticeira quando esta tenta devorá-lo? Karabá é enganada pela voz de Kiriku que, sai do chapéu, por isso ela pensa que o chapéu é mágico e pede o mesmo ao tio em troca da sua vida.