A dor pélvica é uma dor sentida na região abaixo do abdome, também conhecida como "pé da barriga" e, geralmente, é sinal de problemas ginecológicos, urológicos, intestinais ou relacionados à gravidez.
Dor de ovulação, às vezes também chamada de dor do meio do ciclo, pode surgir como uma dor aguda ou como uma cólica suave e acontece do lado do abdômen onde o ovário está liberando um óvulo (1–3). Geralmente acontece entre 10-16 dias antes do início da menstruação e não é perigosa, além de ser normalmente leve.
Depois que a mulher ovula, o organismo apresenta altos níveis de progesterona até o dia da menstruação. Como a quantidade do hormônio vai aumentando a cada dia que passa, sintomas como irritação, sensibilidade emocional, desejo sexual elevado e aumento do apetite poderão ser constantes até a menstruação.
A dor na ovulação é normal e geralmente acontece porque quando o óvulo é liberado pelo ovário, que geralmente ocorre 14 dias após a menstruação, um pouco de fluido que protege o óvulo e sangue também são liberados, podendo causar irritação na cavidade abdominal, levando ao aparecimento de cólica.
Secreções da vagina é um dos sintomas da ovulação Durante a ovulação a secreção vaginal aumenta bastante, e quando você estiver ovulando você vai perceber uma secreção bem clara e gosmenta, como clara de ovo.
Quando o termômetro marcar uma temperatura mais elevada provavelmente, será o período fértil. Cerca de uma em cada cinco mulheres sente desconforto pélvico ao ovular – desde uma dorzinha incômoda bem leve até uma pontada aguda no baixo ventre.
São vários os fatores que podem levar uma mulher a vivenciar desconfortos abdominais. A ovulação, por exemplo, pode gerar uma pequena cólica, assim como a endometriose. — A liberação do óvulo para a fecundação libera um líquido que pode irritar e inervação e a mulher sente a sensação de cólica.
Como saber se eu estou ovulando?
Um tipo de muco cervical que também é possível ter na gravidez é o muco tipo catarro. Este em baixa quantidade, mas que a mulher percebe ao se limpar com o papel higiênico após fazer xixi. Este muco é causado por aumento de estrogênio e será observado em qualquer fase da gestação.
É comum relato de mulheres grávidas, que sentem contrações (barriga endurecer) durante o ato sexual na gravidez e até mesmo após a relação. Normalmente este fato acontece pela irrigação extrema da região pélvica.
Os movimentos feitos pela mãe como sentar, levantar, deitar e entre outros, são sentidos pelo bebê a partir da 17ª semana, pois o sistema de equilíbrio do feto já está formado. A partir da 20ª semana, os bebês também conseguem sentir o toque. É muito importante estimular o bebê nesta fase fazendo carinho na barriga.