Prepare-se para se apaixonar por um dos meus destinos preferidos da região serrana do estado do Rio de Janeiro: depois de ler este post, você vai saber tudo o que fazer em Petrópolis.
É bem comum combinar passeios saindo da capital para conhecer Petrópolis. A casadinha é um roteiro que contempla diversas experiências turísticas e que vale o investimento.
Construído no ano de 1944, ele dispõe de lindos salões distribuídos em 6 andares e um interior estilo rococó, uma fachada em estilo normando francês, além de um lago nos jardins do local.
Se ainda tiver dúvidas sobre quais lugares visitar ou como chegar até eles, considere contratar uma visita guiada por Petrópolis. Assim, você não se preocupa com o roteiro, pois estará tudo pronto com o melhor de Petrópolis para você conhecer em 1 dia!
Com tanto o que fazer, fica até difícil saber por onde começar. E foi exatamente por isso, para te ajudar a dar o start no passeio, que a Sou Petrópolis reuniu num só local 22 roteiros para aproveitar o que há de melhor em Petrópolis com gastronomia, programas histórico-culturais, recantos dignos de se fazer um ensaio fotográfico, ambientes pet-friendly e destinos indicados para levar a criançada.
A acomodação geralmente tem um peso grande no custo total da viagem, portanto recomendo escolher bem entre as boas pousadas de Petrópolis, pois dependendo da localização o preço e gastos com o roteiro aumentam.
De uma forma geral, eu não recomendo a visita por simplesmente não ser nada demais. A área visitada do Castelo de Itaipava é bem restrita, não tendo nenhum grande aspecto que valha a pena conhecer. Uma foto do exterior já seria o suficiente.
A casa que recebeu o nome de “Encantada” foi a residência de verão do Pai da Aviação: Santos Dumont. Hoje ela é um museu com objetos, livros, cartas e mobiliário que pertenceram ao inventor. Os destaques são o chuveiro e as escadas que só podem ser subidas começando com o pé direito.
8. Roteiro de Secretário: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis
Primeira parada: o coração da cidade. Nessa matéria você confere dicas de atividades ao ar livre, programas culturais, alimentação e hospedagem no Centro Histórico, onde a maior parte das atrações é feita a pé.
Mesmo estando na região serrana no estado, Petrópolis possui um clima constante durante o ano inteiro, com temperaturas mais agradáveis. A temperatura mínima costuma ficar em torno dos 17°C, e a máxima fica nos 27°C.
Com certeza, você se amarrar por esse tour autoguiado, que dispõe de sinalização para as salas e principais obras. O local abriga diversos objetos, dos quais posso destacar as coroas de D. Pedro I e D. Pedro II.
Veja também: 10 opções de lazer para aproveitar o melhor do Palácio Quitandinha
A entrada é paga. Você pode conferir se estará aberta na data da sua viagem no site da prefeitura.
Com paisagens e ambientes que, certamente, são pano de fundo ideal para o romance, a Cidade Imperial te oferece o necessário para escrever novos capítulos de sua história de amor. São opções de passeios, restaurantes e hotéis charmosos e muito convidativos.