EQST

Onde Começa E Como Se Desenvolve A Histria Das Teorias Do Currculo?

Onde começa e como se desenvolve a história das teorias do currículo?

Onde começa e como se desenvolve a história das teorias do currículo? ... Podemos começar pela discussão da própria noção de "teoria". Em geral, está implícita, na noção de teoria, a suposição de que a teoria "descobre" o "real", de que há uma correspondência entre "teoria" e "realidade".

O que é currículo para Tomaz Tadeu da Silva?

Essa concepção converge com a de Tomaz Tadeu da Silva (2005, p. 15): O currículo é sempre resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir , precisamente o currículo.

Quais são as principais teorias do currículo?

Dessa forma, podemos distinguir três notórias teorias curriculares: as tradicionais, as críticas e as pós-críticas.

Porque o currículo é considerado um documento de identidade?

O currículo vem a ser a forma de organização do conhecimento escolar. A escolha do currículo não é um elemento neutro, mas está vinculado às relações de poder, transmite visões intencionais, influenciando a construção de identidades individuais e sociais específicas.

Qual a concepção pedagógica de currículo na teoria pós crítica?

Na teoria curricular pós-crítica existe uma continuidade do currículo crítico, porém com avanços em que além do aluno manter constante diálogo com o professor e com o grupo, precisa desenvolver autonomia no seu processo formativo, ou seja, estar em constante busca pelo conhecimento, segundo Eyng (2007), essa concepção ...

Como surgiram as teorias do currículo?

A teoria tradicional do currículo teve como principal teórico John Franklin Bobbitt (1876-1956) que em 1918, escreveu sobre o currículo, em um momento conturbado da história da educação nos Estados Unidos (em que, diversas forças de cunho político, econômico e cultural queriam envolver a educação de massas de acordo ...

Quais são os objetivos das teorias críticas do currículo?

A teoria crítica do currículo é baseada na formulação do pensar contra hegemonia, o currículo crítico visa levar o sujeito a refletir para além das disciplinas, refletir sobre a política sobre a cultura que permeiam essas disciplinas, uma educação que leva para a autonomia para a emancipação.

O que colocar no currículo quando pede identidade?

Embora haja controvérsias sobre o tema até mesmo para profissionais e especialistas em RH, o ideal é não colocar informações pessoais, como número do RG e CPF ou até mesmo seu estado civil e sua religião.

O que é identidade do currículo?

A partir das reflexões kantianas, podemos considerar que pela relação entre currículo e identidade perpassa a relação entre homem e o conhecimento. O conhecimento como algo externo à identidade humana é considerado como um aspecto que, sendo adquirido e dominado pelo homem, poderia promover mudanças em sua identidade.

O que é o currículo pós-crítico?

Enquanto o currículo tradicional busca a estabilidade, o currículo pós-crítico pede mudanças, um movimento que deve ser feito tanto por professores como por alunos, uma reconstrução de saberes e de vivências.

Como a interdisciplinaridade deve ser trabalhada no currículo?

Como vemos, currículo interdisciplinar não é apenas combinar algumas disciplinas em projetos, mas para que a interdisciplinaridade aconteça é necessário a colaboração e a parceria entre as disciplinas do currículo para se chegar a um finalidade única, que é a noção da realidade.

Precisa colocar identidade no currículo?

Embora haja controvérsias sobre o tema até mesmo para profissionais e especialistas em RH, o ideal é não colocar informações pessoais, como número do RG e CPF ou até mesmo seu estado civil e sua religião.