Zetética Jurídica. A Zetética (zetein) representa o ato de perguntar e tentar conhecer a natureza ou razão das coisas, partindo de evidencias, constatações que podem vir a ser modificadas e questionadas.
O conceito é trazido por Tércio Sampaio como o enfoque zetético, que vem de zetein , significando perquirir, pesquisar, questionar e indagar. O enfoque dogmático releva o ato de opinar e ressalva algumas das opiniões. O zetético, ao contrário, desintegra, dissolve as opiniões, pondo-as dúvida.
Na medicina entende-se por propedêutica o conjunto de técnicas utilizadas para a elaboração de uma base a partir da qual o médico se orienta para chegar a um diagnóstico. As técnicas envolvem: informações orais; dados de exame físico; outros exames norteados pelo volume de conhecimento coletado.
Dogmatismo é toda doutrina que afirma a capacidade do homem de atingir a verdade absoluta e indiscutível. Na religião, corresponde ao conjunto de dogmas e na filosofia é o pensamento contrário à corrente do ceticismo que contesta a possibilidade de conhecimento total da verdade.
Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) que fazem correspondência a definição de dogmas, sob o ponto de vista da instituição religiosa: não possuem relação com a fé ... são verdades irrefutáveis mantidas pela fé são entendidos pelo princípio da refutabilidade.
O que é dogmatismo e ceticismo A escola cética surgiu entre as escolas gregas helenísticas e defende que não há meio de chegar-se a um conhecimento verdadeiro e seguro, sendo melhor, portanto, abster-se da vontade de chegar-se à verdade.
A religião pode ser definida como um conjunto de crenças e práticas sociais relacionadas com a noção de sagrado. A religião é um dos fenômenos mais importantes entre aqueles pertencentes exclusivamente ao ser humano.
O islamismo, surgido na Península Arábica no século VII, é uma das maiores religiões do mundo. A palavra que dá nome à religião, islã, tem origem no termo islam, do idioma árabe, que significa submissão. Essa palavra, por sua vez, tem relação com outra palavra do árabe, salam, que significa paz.
É uma divisão da filosofia que estuda a relação entre o homem e Deus, ela tem o propósito de buscar a essência, sentido e também o valor da Religião, começando a partir de princípios providos de outras ciências, como, por exemplo, a Metafísica, Psicologia, Moral, entre outras.