Essas mudanças significativas trazem à tona um novo tipo de texto: o texto multimodal, aquele cujo significado se realiza por mais de um código semiótico (texto escrito, imagem estática, vídeo, áudio etc.). Um dos aspectos relevantes nos textos multimodais é a grande utilização de imagens para a comunicação.
Textos multimodais – leitura e produção. Hoje se fala bastante da necessidade de se trabalhar com textos de linguagens e suportes variados, entre eles os textos multimodais, isto é, textos que misturam diferentes linguagens, como a linguagem verbal e desenhos ou gráficos, por exemplo.
São exemplos de textos multimodal: os anúncios, os cartuns, as charges, as histórias em quadrinhos, as propagandas, as tirinhas entre outros. Esses gêneros trazem a materialização de signos alfabéticos (letras, palavras e frases) e signos semióticos (imagéticos e visuais).
diz-se da comunicação em que coexistem diversas modalidades comunicativas (fala, gestos, texto, processamento de imagem, etc.)
Essa técnica considera o emprego da associação de substâncias que atuam em diferentes locais da transmissão dolorosa no sistema nervoso periférico e central, de forma a proporcionar analgesia de boa qualidade e evitar efeitos colaterais.
Enquanto no transporte intermodal se realiza a emissão de um documento de transporte para cada modal utilizado, no multimodal é usado apenas um documento, que visa cobrir todo o trajeto da carga — desde o ponto de origem até o destino.
O transporte intermodal é caracterizado pela utilização de dois ou mais modais de transporte (marítimo, rodoviário, aéreo e ferroviário) em uma mesma solução logística. Quando utilizada de forma racional, a intermodalidade pode reduzir os custos logísticos.
A multimodalidade e a intermodalidade são operações que se realizam pela utilização de mais de um modal de transporte. ... Na multimodalidade, ao contrário, existe a emissão de apenas um documento de transporte, cobrindo o trajeto total da carga, do seu ponto de origem até o ponto de destino.
Regulado pela Lei 9.
Vantagens do transporte intermodal
As principais vantagens dos contêineres são:
A unitização de cargas refere-se ao processo de reorganização e agrupamento de produtos para sua gestão unificada na armazenagem e transporte. Trata-se de um fenômeno muito presente no setor logístico devido às vantagens que oferece quanto à redução de custos e melhoria da produtividade.
9 benefícios da paletização que você deve conhecer