Enzimas que atuam junto com alguns íons são chamados apenas de cofator , quando este cofator é orgânico nós chamamos de coenzima.
Molécula sobre a qual atua uma enzima. Uma enzima atua sobre o substrato, combinando-se com ele e ativando-se de tal modo que o substrato sofre uma alteração química posterior, ao mesmo tempo que deixa de se combinar com a enzima.
As enzimas são substâncias de natureza protéica, consideradas catalisadores biológicos, facilitando a ocorrência das reações, diminuindo a energia de ativação dos reagentes, também denominados de substratos enzimáticos, sendo essa energia o potencial inicial para desencadear uma reação.
Os Substratos da respiração são: sacarose, hexoses-P e trioses-P, provenientes da degradação do amido e da fotossíntese, polímeros contendo frutose, lipídios (principalmente triacilgliceróis), ácidos orgânicos e, ocasionalmente, proteínas.
Durante um esforço prolongado (superior a 50/60' minutos) e de intensidade moderada/baixa, quando as reservas de glicogênio do organismo começam a ser escassas, os lipídeos (gorduras) acumulados no músculo e no tecido adiposo começam progressivamente a ser o nutriente energético preferencial na produção de energia.
Os substratos energéticos são as biomoléculas que formam e geram energia para todas as células, lipídios, proteínas e carboidratos, esses substratos energéticos vão ser quebrados para gerar íons para a formação de ATP nas mitocôndrias.
Verificado por especialistas. Evidenciam-se três sistemas energéticos em nosso organismo:1) O sistema ATP-CP, ou fosfagênio; 2) A glicólise anaeróbia, ou sistema do ácido lático; 3) O sistema de oxigênio. ... Por fim, o sistema de oxigênio é proveniente da respiração aeróbica, mais utilizada no dia a dia.