O ácido carbónico é um ácido fraco, dibásico, de fórmula H2CO3, não isolável, que se forma em pequena quantidade quando se dissolve dióxido de carbono em água. Este ácido, na sua forma pura não pode ser isolado, apesar de poder ser produzido em soluções de éster a -30 ºC.
Ácido carbônico (H2CO3) Ácido utilizado na produção de água mineral gaseificada e dos refrigerantes, sendo fundamental no realce de sabor e aparência.
5 a 8
Óxidos Ácidos (Anidridos) Formados por ametais, os óxidos ácidos possuem caráter covalente, sendo que na presença de água esses compostos produzem ácidos e, por outro lado, na presença de bases formam sal e água. Exemplos: CO2 (dióxido de carbono ou gás carbônico) SO2 (dióxido de enxofre)
Resposta. Uma vez que a água (H₂O) é polar, o HCl (ácido clorídrico) é o gás mais solúvel entre os 3 apresentados, pois também é polar, ao contrário dos gases oxigênio (O₂) e dióxido de carbono (CO₂), que são apolares.
Como já citado, o ácido carbônico formado é fraco (libera poucos íons H+ em meio aquoso) e instável: assim, tende a restituir a água e o dióxido de carbono que o originaram. Portanto, na solução coexistem em equilíbrio moléculas de ácido carbônico, íons H+ e HCO3-, dióxido de carbono e água.