EQST

O Que Um Arepago?

O que é um areópago?

Significado de Areópago substantivo masculino Antigo supremo tribunal de justiça de Atenas, conhecido pelo senso de justiça e pela integridade; encarregava-se do julgamento de casos religiosos e políticos.

O que era a lei do ostracismo quem a criou?

Após cumprir os dez anos estabelecidos pela lei criada por Clístenes, o indivíduo tinha todos os seus direitos políticos recuperados. Dessa forma, o ostracismo pretendia evitar sanções de natureza repressora que fossem estritamente contrárias à diversidade de opinião.

O que é a Lei do ostracismo?

O Ostracismo foi um tipo de punição existente em Atenas, no século V a.C, na qual, o cidadão, geralmente um político, que atentasse contra a liberdade pública, era votado pelos outros cidadãos para ser banido ou exilado, por um período de dez anos.

O que foi o ostracismo como ele ajudava a manter a democracia ateniense estável contra possíveis ameaças?

O ostracismo ateniense era um dispositivo político usado para exilar ou banir da cidade-estado algum cidadão que representasse algum tipo de ameaça à ordem democrática. ... Assim sendo, a diarquia espartana, por exemplo, não pode ser confundida com a democracia ateniense.

O que era necessário para que um indivíduo participasse das decisões políticas durante a Democracia em Atenas?

Resposta. Tinham o direito de participar da política homens com terras, maiores de 21 anos e filho de pai ateniense, e a partir de 451 a.C., aqueles que fossem filhos de pai e mãe atenienses. Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas.

Quem podia participar das decisões políticas em Atenas?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.