EQST

O Que Tragar O Cigarro?

O que é tragar o cigarro?

Significado de Tragar verbo intransitivo Aspirar, engolir a fumaça do tabaco para expeli-la depois, em parte pelo nariz.

Quais as características da dança Fandango?

Fandango é uma dança em pares conhecida em Espanha e Portugal desde o período Barroco caracterizada por movimentos vivos e agitados, com certo ar de exibicionismo, em ritmo de 3/4, muito frequentemente acompanhada de sapateado ou castanholas e seguindo um ciclo de acordes característico (lá menor, sol maior, fá maior, ...

O que é o que é Congada?

Congada, congado ou congo, é uma expressão cultural e religiosa que envolve o canto, dança, teatro e espiritualidades cristã e de matriz africana.

Qual é o principal objetivo da Festa da Congada?

Realizada anualmente, a manifestação cultural Congada tem por objetivo principal louvar seus santos protetores, os “santos dos pretos”, como São Benedito, Santa Ifigênia e Nossa Senhora do Rosário.

O que é Congada Brainly?

O congado, congo ou congada agrupa cultos católicos com africanos num movimento sincrético. É uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado, cavalgadas, levantamento de mastros e música. Os instrumentos musicais utilizados são a cuíca, a caixa, o pandeiro, o reco-reco.

Quando e onde ocorre a congada?

Têm como padroeiras Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Ifigênia. Por isso, geralmente se apresentam nas festas desses santos ou ainda no mês de maio. Em Minas Gerais, realizam-se no mês de outubro, em homenagem a Nossa Senhora do Rosário.

Onde é praticada a congada?

A congada ou congado é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira. ... Embora seus registros mais antigos tenham ocorrido em Pernambuco, a congada é mais praticada em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e Pará.

Como surgiu o congado no Brasil?

A festa popular originou no Brasil na metade do século XVII. Ela carrega elementos culturais africanos (principalmente do povo de Angola e Congo) e elementos da Igreja Católica trazidos pelos portugueses, ou seja, uma mistura das festas trazidas pelos negros escravizados com a religiosidade cristã na época colonial.

Qual a origem e características do Maculelê?

Em sua origem, o maculelê foi uma arte marcial armada, que nos dias de hoje se preserva na simulação de uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música em línguas africanas, indígenas e portuguesa.

Qual é a origem do Maculelê?

Segundo Plínio de Almeida (Pequena História do Maculelê) o Maculelê existe desde 1757 em Santo Amaro da Purificação e as cores branca e vermelha nos rostos, que assustavam as pessoas, poderia ser símbolos de algumas tribos Africanas, como por exemplo os Iorubas.

Qual a origem do nome Maculelê?

Origem do Nome A historiadora baiana Zilda Paim (1919-2013), grande divulgadora e pesquisadora do Maculelê, referiu-se (vídeo ao lado) a uma história que ouviu sobre os malês esperarem os "macuas a lelê", para lutar (na África), o que teria dado origem ao nome maculelê.

Como pode ser classificado o Maculelê?

Ela ressalta que o Maculelê não pode ser classificado como jogo, pois Maculelê é dança e capoeira sim é jogo, uma luta. Ela também menciona que para eles de Santo Amaro é choque ver a prática de Maculelê e a capoeira, sendo praticada de maneira fora do tradicionalismo, usando relógio, tênis e apetrechos.

Qual é a base do Maculelê?

Como citado no texto a base de dança do maculelê é: A base do Maculelê consiste em manter o pé direito parado e avançar e recuar o esquerdo a cada ciclo do toque do atabaque. Fato é que, utilizando essa base podem ser utilizados saltos, chutes, mortais e outras ações, pois como o próprio texto diz: [...]

Quem é Maculelê na Umbanda?

Maculelê era um negro fugido que tinha doença de pele. ... Maculelê lutou sozinho contra o grupo rival e, heroicamente, venceu a disputa. Desde então passou a ser considerado um herói na tribo. A dança com bastões simboliza a luta de Maculelê contra os guerreiros.

Quais os elementos que constituem a dança do Maculelê?

  • O maculêle é composto por vários elementos, alguns deles são:
  • O atabaque: esse é o principal instrumento do maculelê.
  • A bateria: tende a ser composta por três atabaques, os quais são chamados de: • Rum: atabaque que emite um som maior e mais grave. • Rumpi: atabaque que possui um tamanho médio e um som mediano.

Onde se pratica o Maculelê?

Acredita-se que o maculelê seja um ato popular de origem africana que teria florescido no século XVIII nos canaviais de Santo Amaro da Purificação-BA, e que passou a integrar as comemorações locais. Muito comum também no Interior da Bahia, precisamente na Região do Recôncavo.

Como o Maculelê se estabeleceu no Brasil?

Segundo algumas pesquisas, feitas por santamarenses, o maculelê veio das fazendas de canaviais para a cidade. O grupo se compõe de alguns pares de homens, ágeis e fortes, cada qual armado de um bastão de boa madeira de lei, principalmente biriba, medindo 60 ou 70 centímetros.

O que é cultura da dança?

A dança é um elemento da Cultura Corporal e está presente em nosso cotidiano, sabemos que essa constituição é histórica e que remonta a pré-história. Todos os povos possuem formas de se expressar, e a dança é fruto dessa expressão.

Por que a dança está relacionada com a cultura brasileira?

A Dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira representando um veículo privilegiado de expressão de sentimento e comunicação social. O brasileiro tem desenvolvido variadas formas de expressão do corpo que merecem atenção especial dos pesquisadores desta arte (Unicamp.