Toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Quando administrada oralmente em grandes quantidades, bloqueia os sinais nervosos do cérebro para o músculo, causando paralisia generalizada, chamada botulismo.
MECANISMO DE AÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA. A toxina age seletivamente no terminal nervoso periférico colinérgico, inibindo a liberação de acetilcolina. Ela, por outro lado, não ultrapassa a barreira cerebral e não inibe a liberação de acetilcolina ou de qualquer outro neurotransmissor a esse nível.
Contudo, se aplicado em grandes quantidades ou atingir músculos que não sejam da região a ser tratada, o botox pode causar paralisia em outras partes do corpo. Outro risco da aplicação é a contaminação por botulismo que, apesar de muito rara, pode ocorrer por inexperiência do profissional.
A toxina é encontrada na natureza como produto da bactéria Clostridium botulinum, um organismo anaeróbio, gram positivo. Essa bactéria é capaz de produzir 7 tipos sorológicos da toxina, designados de A a G, dos quais A e B tem uso médico e A é a mais potente.
A toxina botulínica age bloqueando a produção ou a liberação de acetilcolina nas sinapses e junções neuromusculares. Especificamente, para fazer com que os músculos se contraiam, os nervos libertam a acetilcolina. Esta se liga aos receptores nas células do músculo e faz as células musculares contraírem.
Ao ser injetada, a toxina botulínica atua como se fosse um bloqueador neuromuscular que impede as transmissões de estímulos dos neurônios para os músculos, inibindo a contração muscular de forma parcial ou completamente.
A toxina botulínica age na placa responsável pela transmissão do estímulo nervoso que produz a contração muscular, dificultando a transmissão do estímulo e levando ao relaxamento da musculatura.
Esta toxina é capaz de inibir a libertação de acetilcolina, levando a uma queda na transmissão nervosa, que promove um relaxamento muscular tal capaz de impedir a ventilação por relaxamento contínuo de músculos como o diafragma, levando à morte.
Hoje, existem diversas marcas de toxina botulínica em todo mundo. Sobretudo, a Toxina Botulínica do tipo A (TXB-A) é a mais potente e, ao mesmo tempo, a de maior tempo de duração do efeito.
Botox é apenas uma das marcas da toxina botulínica. A marca pioneira, e mais famosa no mundo. Botox é o nome mais popular da toxina botulínica, princípio ativo do medicamento de origem biológica que atenua rugas e linhas de expressão. Lançado em 1980, nos Estados Unidos, para uso médico.
COMPOSIÇÃO Cada frasco-ampola contém: BOTOX® 50U - 50 Unidades (**) de toxina botulínica A (*), albumina humana e cloreto de sódio. BOTOX® 100U - 100 Unidades (**) de toxina botulínica A (*), albumina humana e cloreto de sódio.
Essa substância, mais conhecida como “botox”, é originada de uma bactéria chamada clostridium botulinum, que possui propriedades que ajudam a inibir a contração dos músculos e, desta forma, reduzir as linhas de expressão mais incômodas do rosto, como o “bigode chinês” e as “linhas de marionete”.
A aplicação de botox apresenta baixo risco de complicações, já que o intuito é relaxar parcialmente os músculos da face. O botox também não altera a aparência da face, mantendo os gestos e feições do indivíduo de forma bastante natural. Outra vantagem desse método é a rápida recuperação do paciente.
Nao vai tirar o efeito do botox nao, o que pode acontecer em pacientes que realizam o procedimento (toxina botulínica) e necessitam usar medicação seja antiinflamatória, alguns antibióticos é que geralmente utilizam a medicação para algum processo inflamatório ou infeccioso no corpo que por si só muda a dinâmica do teu ...
Confira as dicas para prolongar a duração da aplicação de botox:
Em quanto tempo a toxina botulínica começa a agir? Bem, depois da aplicação da toxina, ela não age imediatamente. O efeito dela só se inicia com aproximadamente 2 dias e o efeito final já é visível entre 10 a 15 dias. É comum o dermatologista pedir uma avaliação nesse período.
Tomar 1 cápsula 2x ao dia, por 5 dias. Iniciar dois dias antes da aplicação do Botox....Cápsulas de Fitase e Citrato de Zinco prolongam o efeito do botox
Cuidados após o botox
Se o seu Botox não está surtindo efeito, provavelmente o seu profissional está diluindo a toxina em mais solução salina do que o normal recomendado. Dessa forma, ele consegue aplicar a toxina mais vezes.
Após a aplicação é necessário ficar 4 horas sem se deitar? Verdade. Depois da aplicação, o paciente não deve deitar, abaixar a cabeça ou realizar atividades físicas intensas para que não haja dispersão da toxina aplicada para outras regiões da face durante 4 horas.
Também é aconselhável evitar se deitar por quatro horas. Outra dica é evitar fazer uma limpeza de pele muito profunda que possa ter esse mesmo efeito adverso, mas nada impede que você lave seu rosto normalmente. Além disso, é recomendável evitar fazer exercícios físicos no mesmo dia da aplicação.
- A duração do efeito da toxina é de 4 a 6 meses - diz Paola. Quais são os cuidados necessários para depois da aplicação? Abaixar a cabeça ou deitar nas quatro horas seguintes é terminantemente proibido. - Cremes e maquiagem só podem ser usados depois de duas a três horas depois da aplicação - diz Bárbara.
Você deve aguardar pelo menos 24 hs para consumo de bebida alcoólica!
Procedimento não-cirúrgico O procedimento é feito em poucos minutos, sem cortes, podendo o usuário seguir rotina normal, cabendo apenas não ingerir bebida alcoólica e não dormir nas quatro horas que se seguem. O resultado é sempre considerado muito bom pelo usuário.
A realização do botox, portanto, não exige cuidados demasiados, sendo necessário apenas aguardar a liberação médica para prática de atividades físicas mais intensas. Indica-se ainda que no período posterior ao da aplicação evitem-se alguns hábitos prejudiciais, como a consumo de álcool e tabaco.
Após a aplicação de botox, o paciente pode tomar sol? Dra. Ana: Após a aplicação, o paciente pode voltar às suas atividades normalmente, evitando abaixar a cabeça por 4hs, pegar sol direto por 24s, evitar calor, sol, agua quente no local nas próximas 24 horas.