O clima pode definir a sua fisionomia, e a vegetação de acordo com a sua forma pode ser classificada em: - Xerófilas: plantas que são adaptadas a aridez, como os cactos. - Tropófilas: são adaptadas a uma rotação seca, e outra úmida. ... - Caducifólias: elas perdem as folhas em épocas frias ou secas do ano.
As ervas ou plantas herbáceas foram, na maior parte das vezes, definidas de duas formas: Plantas de caule macio ou maleável, normalmente rasteiro, sem a presença de lignina (podendo, geralmente, ser cortado apenas com a unha) - ou seja, sem caule fino.
latifoliada- são plantas com folhas largas, tipicas de regiões de clima tropical úmido e equatorial. Higrófilas- são plantas adaptadas a regiões com presença de muita umidade, ou seja, com elevado índice de pluviosidade. perenifólias- são plantas e árvores cujas folhas são metidas durante todo ano.
São vegetações que se adaptam a habitats secos, seja no solo ou na atmosfera, e que sobrevivem com pouca quantidade de água.
adjetivo Que dura para sempre; que é eterno; perpétuo. Que se conserva durante muito tempo; duradouro. Que não pode ser interrompido; contínuo. [Botânica] Cujo tempo médio de vida pode chegar aos três anos ou mais, falando de plantas: planta perene.
Vegetação: é um termo geral para a vida vegetal de uma região; isso se refere às formas de vida que cobrem os solos, as estruturas espaciais ou qualquer outra medida específica ou geográfica que possua características botânicas . É mais amplo que o termo flora, que se refere exclusivamente à composição das espécies.
O bioma Cerrado é encontrado na parte mais central do País, incluindo os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.
Vegetação de altitude (ou vegetação montanha) reflete o fato de que o clima e a vegetação das áreas montanhosas variam conforme a altitude. ... Ocorre em elevadas altitudes, sobretudo nas cadeias montanhosas, como os Alpes, a cordilheira Escandinava e os montes Urais, com características semelhantes às de clima frio.
Vegetação de altitude Características: também chamada de vegetação de montanha, reúne vegetações rasteiras, como musgos, líquens e gramíneas, adaptadas às baixas temperaturas em áreas acima de 1200 metros.
A Taiga – também chamada de Floresta Boreal ou até de Floresta de Coníferas – é um tipo de vegetação presente em alguns países da porção norte do hemisfério norte, tais como o Canadá, a Rússia e algumas outras regiões da Europa e da Ásia (veja o mapa abaixo).
Nas encostas mais baixas, as montanhas são, em geral, cobertas de florestas folhosas formadas por árvores coníferas de menor altitude e pinheiros, de maior altitude. A vegetação torna-se menor com a altitude, crescendo somente gramíneas capazes de suportar as condições extremas de temperaturas.
Com grande extensão territorial e variação climática, o Brasil abriga vários tipos de vegetação, com destaque para a Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, Mangues, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais e Pantanal.
Como se trata de altas montanhas se têm um clima frio. Assim se desenvolvem vegetação de arbustos, pinheiros e plantas caducifólias. Dependendo da altitude nem se desenvolve vegetação por haver a ocorrência de neve o que dificulta tal fato.
Essa parte do país ainda possui grandes áreas de florestas preservadas, onde podemos encontrar coberturas vegetais bastante heterogêneas, como áreas de Cerrado, Campos e vegetação Litorânea, mas a principal é a floresta Amazônica, que abrange aproximadamente 80% da região Norte.
Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.
Os principais tipos de vegetação no Brasil são: Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa.
As florestas brasileiras naturais são distribuídas em 6 biomas:
A formação vegetal encontrada nas porções da América Latina que abrigam o clima equatorial trata-se da Floresta Amazônica ou Floresta Equatorial. ... Vivem da caça, coleta e pesca, e do cultivo de plantas que são utilizadas tanto para a alimentação quanto para medicamentos.
Clima e vegetação
A vegetação predominante da região centro-oeste é o cerrado. Inclui árvores tortuosas (troncos e galhos retorcidos) e presença de gramíneas. No norte do Mato Grosso, encontramos parte da Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo.