Os agentes mutagênicos provocam mutações em genes importantes para o funcionamento da célula, por exemplo, os genes associados ao controle da divisão celular. Uma mutação nestes genes pode provocar o aparecimento de cancro, nesse caso o agente mutagênico passa a se tratar de um agente carcinogênico.
R: A depurinação é a perda da purina, levando à ocorrência de sítios apurínicos, que não especificam uma base complementar. Já a desaminação provoca a alteração das propriedades de pareamento, levando à formação de um par incorreto.
Na natureza existem formas alternativas das quatro bases nitrogenadas que formam o DNA, chamadas formas tautoméricas (formas isoméricas de compostos orgânicos). ... Esta alteração deve fluir por um canal iônico da própria DNA polimerase.
Regulação depende das condições nutricionais e físicas do meio externo. Expressão constitutiva: genes housekeeping (manutenção da função celular básica da célula). Ex.: proteínas ribossômicas. Repressão: Diminuição da expressão em resposta a um sinal.
Pode ocorrer por erros durante a divisão celular (normalmente, na fase de anáfase, onde a separação das cromátides irmãs é feita de maneira errada), por exposição à radiação, etc. Ela ocorre totalmente ao acaso, ou seja, não existe um gene no nosso material genético que irá determinar uma mutação.
Mutações podem ser causadas por erros de cópia do material durante a divisão celular, por exposição a radiação ultravioleta ou ionizante, mutagênicos químicos, ou vírus. A célula pode também causar mutações deliberadamente durante processos conhecidos como hipermutação.
Por garantir variabilidade genética, ou seja, garantir que indivíduos apresentem DNA diferentes, as mutações são consideradas um ponto importante para o processo de evolução dos seres vivos. ... É por meio delas que características adaptativas importantes surgem, o que garante a seleção de espécies mais adaptadas.
Mutação é uma alteração, por erro na divisão celular, enquanto evolução é a mudança das características de uma geração para outra.
Mutação somática que ocorre em estágios avançados do desenvolvimento: São mutações que ocorrem após a diferenciação dos tecidos somáticos, geralmente limitadas a um tecido específico. Essas mutações podem ocorrem devido a influências ambientas, incluindo processos inflamatórios e estresse oxidativo, por exemplo.