Equipamentos médicos hospitalares são os aparelhos utilizados para fins médicos, odontológicos, laboratoriais ou fisioterápicos, assim como para diagnóstico, reabilitação, terapia, embelezamento, estética ou monitorização de seres humanos.
Os sistemas de informações clínicas são essenciais para a rotina diária do hospital, influenciam a qualidade dos serviços prestados e a percepção de qualidade dos pacientes, dão suporte às decisões gerenciais e reduzem custos (BURKLE, PROKOSCH e DUDECK, 2001).
Material médico pode se entendido como itens básicos para o atendimento aos pacientes: aventais descartáveis, toucas, luvas descartáveis, seringas, ataduras, campo operatório e muitos outros artigos.
No Brasil, a classificação dos materiais hospitalares é realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa ), que considera como material de saúde todos os aparelhos, materiais ou acessórios que estejam associados à defesa e proteção da saúde individual ou coletiva, ou a fins diagnósticos e analíticos.
O Técnico em Equipamentos Biomédicos é o profissional responsável pela instalação e manutenção de equipamentos médico-hospitalares; e também por planejar e executar montagem, medições e testes de todas as tecnologias médicas.
No cargo de Técnico em Equipamentos Biomédicos se inicia ganhando R$ 2.
Os instrumentos biomédicos podem ser classificados de acordo com: Quantidade a ser medida: pressão, fluxo ou temperatura. Uma vantagem desta classificação é que torna fácil a comparação de métodos totalmente diferentes pois poderá ser utilizado o resultado final que cada método irá fornecer.
Em formação profissional, Técnico em Meio Ambiente ou Técnico Ambiental é um curso de nível médio que qualifica indivíduos em gestão e controle do meio ambiente. O profissional depois de formado está habilitado para coletar, armazenar e interpretar dados, informações e documentações ambientais.
Confira. O técnico em meio ambiente atua na organização de programas de educação ambiental, conservação e preservação de recursos naturais, redução, reuso e reciclagem. ... Além disso, o técnico em meio ambiente coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais.
Como podemos ver, este profissional é muito importante, pois, ele precisa ter conhecimentos profundos na área de tecnologia, gerenciamento e humanas. Ele precisa ter dados completos e atualizados e sem margens de erro, para que seus planos de ação possam ser os melhores possíveis.
Segundo o estudo, um profissional de TI no Brasil recebe por mês, em média, R$ 9.