Substância ativa é a substância que exerce a ação principal do medicamento. O nome da substância ativa é o primeiro item da ficha e está grafado em vermelho. A substância ativa é conhecida por um nome genérico descrito a seguir.
Em medicina, refere-se a qualquer substância com o potencial de prevenir ou curar doenças ou aumentar o bem-estar físico ou mental; em farmacologia, refere-se a qualquer agente químico que altera os processos bioquímicos e fisiológicos de tecidos ou organismos.
Princípio ativo (AO 1945: princípio activo) é a substância que deverá exercer efeito farmacológico. Um medicamento, alimento ou planta pode ter diversas substâncias em sua composição, porém somente uma ou algumas destas conseguirão ter ação no organismo.
é referida em gramas (g) ou miligramas (mg). As quantidades dos medicamentos não se apresentam em números decimais, por exemplo: paracetamol, comprimidos de 500 mg e não 0,5 g. É preciso ter o cuidado de verificar sempre a forma de apresentação do medicamento e dar só a quantidade (dose) que é recomendada.
XR (eXtended Release – Liberação Estendida): a liberação estendida tem como objetivo manter a liberação do fármaco por um período maior de tempo. Neste tipo, a liberação é suficientemente lenta para que seja possível estender o intervalo entre as doses por duas vezes ou mais.
UD — Dose Única: medicamentos que necessitam de uma única dosagem (por exemplo, Por exemplo, Klaricid UD — antibiótico); XR ou XL — eXtended Release: são medicamentos de liberação estendida que permanecem agindo por mais tempo (por exemplo, Efexor XR ou Zetron XL — ambos antidepressivos);
Clavulin BD é indicado para tratamento de infecções causadas por bactérias comuns, dentre elas: infecções no ouvido, nariz e garganta (sinusite, otite média e amigdalite); infecções nas vias respiratórias inferiores (bronquite crônica e broncopneumonia); infecções urinárias (cistite); e infecções de pele e tecidos ...
O Polaramine pode ser comprado sob a forma de comprimidos, drágea, solução gotas, xarope, creme dermatológico ou ampolas para injeção....Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.
O comprimido orodispersível (ODT) pode ser dissolvido ou engolido inteiro, sem alterações no efeito da medicação.
A Razapina* ODT é a mirtazapina. Mirtazapina é a substância contida nos comprimidos, Razapina ODT* é o nome comercial de uma das marcas. Mas, pode haver algumas diferenças na absorção entre a forma oro-dispersível e alguma outra formulação. Porém não existe problema em fazer esta mudança, se foi orientada pelo médico.
Comprimidos orodispersíveis (COD) são formas farmacêuticas sólidas que desintegram rapidamente na cavidade oral e são deglutidos sem a necessidade da administração concomitante de água. ... Além disso, muitos estudos indicam um aumento na biodisponibilidade de fármacos administrados sob esta forma farmacêutica.
Tome Razapina ODT diariamente, sempre no mesmo horário. É melhor tomar Razapina ODT como uma dose única antes de deitar. Entretanto, seu médico pode sugerir que a dose seja dividida em duas administrações, uma pela manhã e outra à noite antes de deitar. A dose maior deve sempre ser tomada antes de deitar.
Retire o comprimido orodispersível com as mãos secas e coloque-o sobre a língua (Figura 4). O comprimido dissolver-se-á rapidamente e poderá ser engolido sem água. Habitualmente, começará a exercer efeitos após 1 a 2 semanas do tratamento e após 2 a 4 semanas poderá começar a sentir-se melhor.
O ganho de peso é muitas vezes relatado como resultado da melhora do quadro depressivo pelo uso da droga, levando a mudanças no apetite e não, simplesmente, decorrente de um efeito colateral da medicação.
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): sonhos anormais, confusão, ansiedade, insônia, letargia (moleza), vertigem (tontura), tremor, hipotensão ortostática (queda da pressão sanguínea quando um indivíduo assume a posição ereta), náusea, diarreia, vômito, exantema (erupção ...
Como qualquer medicamento antidepressivo, o uso de mirtazapina pode causar reações adversas. Em geral, esses sintomas ocorrem nas primeiras duas semanas de tratamento, após esse período a frequência e intensidade são diminuídas.
Tome mirtazapina diariamente, sempre no mesmo horário. É melhor tomar mirtazapina como uma dose única antes de deitar. Entretanto, seu médico pode sugerir que a dose seja dividida em duas administrações, uma pela manhã e outra à noite antes de deitar. A dose maior deve sempre ser tomada antes de deitar.
Quais são os remédios para dormir mais indicados pelos médicos?
REMERON SOLTAB® é um medicamento pertencente ao grupo dos antidepressivos. É indicado para tratar a doença depressão.