O SUS (Sistema Único de Saúde) é o modelo adotado pelo Brasil para planejamento e execução de ações e serviços visando à promoção, proteção e recuperação da saúde.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
O SUS é o novo sistema de saúde que está em construção. POR QUE SISTEMA ÚNICO? Porque ele segue a mesma doutrina e os mesmos princípios organizativos em todo o território nacional, sob a responsabilidade das três esferas autônomas de governo federal, estadual e municipal.
8.
Descubra, abaixo, onde está o SUS no seu dia a dia:
Os instrumentos para o planejamento e gestão no âmbito do SUS são: o Plano de Saúde e as respectivas Programações Anuais e o Relatório de Gestão. Estes instrumentos se interligam sequencialmente compondo um processo cíclico de planejamento e gestão para operacionalização integrada, solidária e sistêmica do SUS.
Define-se como O Sistema de Planejamento do Sistema Único de Saúde – PlanejaSUS – a atuação contínua, articulada, integrada e solidária das áreas de planejamento das três esferas de gestão do SUS.
Instrumentos de Planejamento do SUS – Planos (PNS), Programações (PAS) e Relatórios (RQPC e RAG)
Os instrumentos de gestão visam orientar a actividade da Inspeção-geral das Atividades Culturais, para a prossecução dos seus objectivos, desempenhando, igualmente, um papel fundamental na boa gestão dos recursos que lhe estão afectos.
Alguns instrumentos são utilizados nessa função como: organogramas, manuais, fluxogramas, regimentos. 3 – Direção – inclui a liderança, condução, orientação e motivação dos profissionais para um propósito comum, a comunicação e o gerenciamento de conflitos e mudanças.
IMPORTÂNCIA DO ENTENDIMENTO SOBRE GESTÃO NA PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM. ... O enfermeiro necessita ter entendimento sobre gestão e desenvolver habilidades para tal função e dessa maneira se tornar capaz de organizar a unidade, coordenar os profissionais que nela atuam e controlar os processos estabelecidos.
Instrumentos administrativos são documentos que estruturam e normalizam uma instituição e/ou serviço. Opresente estudo, do tipo exploratório-descritivo, teve como objetivo investigar o conhecimento de enfermeiros sobre osinstrumentos administrativos e a importância por eles atribuída.