A palavra “peixe” é utilizada para fazer menção aos funcionários que são indicados para admissão na empresa ou são protegidos com uma “estabilidade holográfica”.
Quem nasce no Estado do Amazonas é amazonense e em Manaus é manauara.
Manauense ou Manauara? Tanto faz. Ambos os termos significam a mesma coisa: gentílico de Manaus, Amazonas. A diferença está na escolha do sufixo gentílico.
Paulista indica a pessoa que nasceu no estado de São Paulo. Paulistano indica a pessoa que nasceu na cidade de São Paulo.
Esta é uma lista de gentílicos referentes a municípios do estado brasileiro da Paraíba, cujos nativos ou moradores são chamados genericamente de paraibanos. A capital do estado, João Pessoa, está em destaque.
Quem nasce ou reside na cidade de João Pessoa é chamado de Pessoense. O estado Paraíba possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Nordeste do Brasil.
Esta categoria reúne artigos sobre os brasileiros nascidos em João Pessoa, capital do estado da Paraíba, chamados de pessoenses.
De acordo com o Censo 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 0,90% dos pessoenses moram no bairro para onde converge toda a cidade (que tem 59 bairros oficiais).
Sua denominação atual, “João Pessoa”, é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1930, na cidade do Recife, quando era presidente do estado e concorria como candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas.
A capital chamou-se Paraíba do Norte até 4 de setembro de 1930, quando teve seu nome mudado para João Pessoa, em homenagem ao Presidente do Estado, assassinado no Recife, em plena campanha política.
5 de agosto de 1585
Diferentemente do que foi convencionado, o escritor afirma que a data verdadeira da fundação de João Pessoa foi o dia 4 de novembro de 1585. ... A cidade só seria fundada após a vinda de Martim Leitão, que só chegou em solo paraibano no final de outubro, dando início à cidade apenas no início de novembro de 1585.
Pilar: O início de seu povoamento aconteceu no final do século XVI, quando fazendas de gado foram encontradas pelos holandeses. Hoje uma cidade sem muito destaque na Paraíba, foi elevada à vila em 5 de janeiro de 1765. Pilar originou-se a partir da Missão do Padre Martim Nantes naquela região.
Pilar: O início de seu povoamento aconteceu no final do século XVI, quando fazendas de gado foram encontradas pelos holandeses. Hoje uma cidade sem muito destaque na Paraíba, foi elevada à vila em 5 de janeiro de 1765. Pilar originou-se a partir da Missão do Padre Martim Nantes naquela região.
Pombal é um município brasileiro do estado da Paraíba. É a quarta cidade mais antiga do estado, o primeiro núcleo de habitação do sertão paraibano, e a segunda maior do estado da Paraíba em questão territorial possuindo 889km², o que representa 1,58% da superfície total do estado.
Parari
A capital, somada às cidades de Santa Rita, Bayeux (97,2 mil) e Cabedelo (68,7 mil), totalizam 1,12 milhão de habitantes. Na outra ponta, as dez cidades menos populosas somam apenas 21 mil habitantes. Dentre elas, a que tem a menor população é Parari, que junta 1.
de Casserengue
Esta lista de municípios da Paraíba por população está baseada na estimativa de 2020 do IBGE. A Paraíba é uma das 27 unidades federativas do Brasil e é dividida em 223 municípios.
Os municípios do Estado do Paraíba
A capital é João Pessoa e outras cidades importantes são Campina Grande, Santa Rita, Bayeux, Guarabira, Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras, Cabedelo e Bananeiras.
Classificação
56.
Ocupa uma área de 728,492 km², dos quais 3,0220 km² estão em perímetro urbano. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2020, era de 69 723 habitantes, sendo o sexto mais populoso do estado, o primeiro de sua microrregião e o segundo da mesorregião (somente atrás de Patos).
Prefeito