EQST

Qual A Importncia Da Escolha Dos Diferentes Critrios De Rateio Dos Custos Indiretos?

Qual a importncia da escolha dos diferentes critrios de rateio dos custos indiretos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual a importância da escolha dos diferentes critérios de rateio dos custos indiretos?

A escolha de critérios de rateio constitui etapa crítica da distribuição dos custos indiretos. O critério de rateio adotado deve guardar coerência com a natureza do custo a ser rateado. 3. A escolha dos critérios também depende da estrutura de controle e da organização da empresa, bem como das condições da produção.

Como distribuir os custos indiretos?

Para fazer o rateio do total dos custos indiretos, basta dividir o valor do que mais interferiu, no caso, a matéria prima, pelo valor total do mesmo e multiplicar o resultado dessa divisão pelo valor total dos custos indiretos.

Quais os critérios de rateio dos custos indiretos?

Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (000) e 20% para os produtos Y e Z (5..

Como calcular os custos indiretos de fabricação?

Já para calcular os custos indiretos, somam-se os gastos obtidos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação do produto, como aluguel, IPTU, depreciação, gás e energia elétrica, os chamados custos indiretos de fabricação ou CIF.

Qual a melhor forma de distribuir o CIP custos indiretos de produção?

Existem inúmeras maneiras de alocar os Custos Indiretos de Produção, de acordo com o gasto de matéria prima direta, pode ser alocados de acordo com os custos individuais de cada produto, de acordo até mesmo com a margem de lucro que cada produto proporcional, a escolha cada as estratégias de cada empresa.

Qual a melhor forma de distribuir o CIP?

A melhor forma de distribuição é por produto; Há que ter sempre em conta que a repartição de custos também implica um gasto monetário para a empresa e que, por vezes, o gasto com determinados drivers de custos pode ser tão elevado em custo e tempo que não compensa. Essa informação é necessária em tempo quase real.

Quais são os custos indiretos de produção?

Os custos incorridos na empresa e que não foram apropriados diretamente aos produtos, ou seja, não estão diretamente ligados ao processo produtivo, são identificados como CIF (Custos Indiretos de Fabricação).

Para que se tenha uma taxa de aplicação de custos indiretos?

Para que se tenha uma taxa de aplicação de custos indiretos, é necessário es-timar:a)Preço de venda e volume de produção.

O que é taxa de aplicação?

Taxa de Aplicação de Custos Indiretos A taxa de aplicação* é resultado da avaliação de produção e dos custos para um dado período. ... Assim, terá que levantar quais custos indiretos de fabricação acontecerão, como serão distribuídos pelo diversos departamentos e como serão rateados aos produtos.

Como calcular a taxa de aplicação do CIF?

A taxa predeterminada do CIF é obtida pela divisão do total de CIF variável estimado pelo total de unidades da base (hora-máquina ou horas de mão-de-obra). A base de cálculo do CIF é quanto para um produto se usa de tempo de mão-de-obra, hora-máquina, ou de qualquer medida utilizada para aplicar CIF aos produtos.

O que é custo padrão ideal?

Custo-padrão ideal. Seria o custo obtido em condições ideais onde a empresa operaria com 100% de eficiência. Esta situação configura-se inatingível, pois pressupõe as melhores matérias- primas, os melhores equipamentos e colaboradores e menores índices de perdas.

O que é preço padrão?

O custo-padrão é um custo pré-atribuído, tomado como base para o registro da produção antes da determinação do custo efetivo. ... Pode ser utilizado pela contabilidade, desde que se ajuste, periodicamente, suas variações para acompanhar seu valor efetivo real (pelo método do custo por absorção).

Qual a utilidade do custo padrão?

O custo-padrão é uma importante ferramenta na gestão estratégica de custos, pois atua no planejamento e controle dos custos de produção, desempenhando um papel importante na busca por maior eficiência através da redução dos desperdícios e aumento de produtividade dos funcionários.

Qual é a diferença entre custo padrão e custo real?

O custo padrão muitas das vezes é entendido como sendo o custo ideal para a produção de um determinado produto ou serviço. ... A diferença entre o custo padrão e o real, chamada de variação é de R$ 45,00, normalmente cognominada ainda de desfavorável, já que o real é superior ao padrão.

Como um dos principais objetivos do custo padrão e calcular um custo padrão para cada produto?

Quanto aos objetivos do custo padrão, analise as sentenças a seguir: I- Como um dos principais objetivos do custo padrão é calcular um custo padrão para cada produto. ... III- Por meio do custo padrão se quer prever as possíveis variações analisando as possíveis causas e efeitos.

Quais são os tipos de custo padrão?

Segundo Elizeu Martins, são três os tipos de Custo-Padrão: ideal, corrente e estimado. Nasceu da tentativa de se fabricar um custo em laboratório.

São exemplos de custos diretos?

Os custos diretos são aqueles que podem ser atribuídos diretamente à oferta do produto ou serviço prestado por uma empresa....Nesse exemplo, alguns custos diretos seriam:

  • Mão de obra diretamente envolvida na produção;
  • Matéria-prima (tecidos, zíperes, botões e tintas);
  • Materiais de embalagem.

Como calcular variação de custo?

Variação do custo: VC = VA-CR Este cálculo demonstra a variação do orçamento planejado. Se o resultado for = 1, o projeto está sendo desenvolvido dentro do orçado. Se o resultado for negativo, significa que o valor do orçamento foi extrapolado, e quando positivo, o valor gasto foi abaixo do planejado.

Qual dos seguintes itens é um modo de Desenvolver um custo padrão?

Qual dos seguintes itens é um modo de desenvolver um custo-padrão? a)Utilização de uma taxa fixa, que é maior a cada período.

Qual as principais vantagens de utilizarmos o custo padrão ou standard?

Ainda conforme os autores, o custo padrão funciona como uma ferramenta para auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão, sendo este método considerado um excelente instrumento de controle, que tem como objetivo demonstrar a forma correta para utilizar os fatores de produção além de controlar as operações da ...

Como o custo padrão pode auxiliar a gestão da empresa?

O custo padrão é a melhor metodologia para atender as necessidades acima. Esta metodologia fornece informações da operação conforme estabelecido pela gestão. Por comparação, os desvios ocorridos devem ser ajustados e também serve para apreciar a eficiência econômica da empresa.

O que significa uma variação de eficiência de mão de obra favorável?

A variação de quantidade será favorável, quando a quantidade (real) consumida for menor que a quantidade prevista. ... Quando ocorre uma variação de quantidade favorável, a análise pode indicar se houve eficiência do setor produtivo, a partir do consumo de menos matéria-prima e de uma boa supervisão da área.

Como calcular o custo padrão?

Desta forma, o custo-padrão (Cp) é aquele em que se utiliza uma quantidade padrão (Qp) ao seu preço padrão (Pp):...Estas variações são calculadas como:

  1. Variação de preço do fator (Δ preço) = (Pp - Pr) × Qr.
  2. Variação da quantidade do fator (Δ quantidade) = (Qp - Qr) × Pp.
  3. Variação mista (Δ mista) = (Pp - Pr) × (Qp - Qr)

Como calcular CIF e mod?

Após todos os cálculos acima, pode-se dizer que os 5 Kg de doce de leite custaram $ 44,20, assim, conclui-se que o custo de produção (CP) é composto por três elementos: Material Direto (MD) + Mão-de-obra Direta (MOD) + Custo Indireto de Fabricação (CIF).

O que significa uma variação desfavorável do volume de custos indiretos?

Pergunta 2 O que significa uma variação desfavorável do volume de custos indiretos? ... Os custos indiretos estão fora de controle. A produção foi extamente igual ao esperado. Os custos indiretos estão sob controle.