Iram vem do verbo irar. O mesmo que: enfurecem, enraivecem, embravecem, encolerizam, zangam.
Quando a pessoa está conjugando o verbo "ir", o correto é "irão". No entanto, as duas palavras existem na língua portuguesa e se referem à conjugação de dois verbos diferentes.
Portanto, o correto é “irão” já que ir indica tempo futuro. Mas “vão” também é correto. “Vão” é a conjugação do verbo ir no presente do indicativo enquanto “irão” é conjugação do verbo ir no futuro do presente.
A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado.
verbo transitivo direto Executar cuidadosamente, com lavor, com arte: trabalhar um discurso, trabalhar a madeira, o metal. ... verbo transitivo indireto e intransitivo Empregar esforços: trabalhei por sua eleição para a Academia; estudava e trabalhava.
a) No sentido de fazer carinho, empregamos o verbo "agradar" como transitivo direto. o filhinho. b) No sentido de contentar, satisfazer o empregamos como transitivo indireto (exige-se objeto indireto com a preposição a).
O verbo AGRADAR, no sentido de “ser agradável, ter agradado, deixar satisfeito...”, é transitivo indireto. ... O verbo AGRADAR é transitivo direto (sem preposição) quando usado no sentido de “fazer agrado”.
1) Querer é transitivo direto no sentido de desejar, ter vontade de, cobiçar. ... 2) Querer é transitivo indireto no sentido de ter afeição, estimar, amar. Exemplos: Quero muito aos meus amigos.
Verificado por especialistas. a) Em que títulos se empregou o verbo "agradar" como transitivo direto? > Títulos I e III, porque o verbo "agradar" tem complemento não preposicionado.