Diaconato é um ministério de leigos formado por homens e mulheres que, aos moldes bíblicos, se dispõem ao serviço auxiliador e apoiador material e espiritual na Igreja local.
1. [ História religiosa ] Indivíduo encarregado da distribuição dos fundos comuns aos fiéis cristãos, na Igreja cristã primitiva. 2. [ Religião ] Clérigo que tem a segunda das ordens sacras, inferior a sacerdote, e que desempenha funções como pregar, baptizar ou dar a comunhão.
O Obreiro é aquele que serve. O obreiro aprovado é aquele que antes de tudo ama a Deus e a Sua Palavra. Ele tem a finalidade de servir no reino de Deus geralmente atuando nas igrejas e trabalha auxiliando o pastor, ajudando a manter a ordem, cuidando da rotina e das atividades.
O obreiro é o ajudante direto do pastor e faz diversas tarefas necessárias ao templo ou a casa de orações. Ele é visto como uma autoridade espiritual e eclesiástica. O Obreiro deve orar pelos enfermos, zelar/cuidar do templo.
O trabalho eclesiástico geralmente é voluntário, sendo assim, o obreiro deve exercer um comportamento sóbrio, cordato, humilde e digno; a autoridade de sua palavra deve ser preservada por sua autoridade moral e espiritual, não por gritos, semblante hostil ou ainda por beneficiamento financeiro.
O obreiro (a) deve ter a vida santificada para ter autoridade na sua vida espiritual. Isto é, uma vida de consagração, oração, conhecimento Bíblico e entrega pessoal. Aqueles se aproximam de Deus devem estar com o coração aberto e sincero, disposto a agradar-lhe em espirito e verdade.
1. Operário; trabalhador. 2. [Figurado] Pessoa que coopera para um fim útil.
2 Crônicas 15:7 – “Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado”. 2 Timóteo 2:15 – “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade”.
Ira de Deus Na Bíblia, todas as pestes e epidemias são anunciadas como um castigo divino. ... Efésios 5:6 - "Ninguém vos engane com palavras vãs; pois por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência." Apocalipse 6:17 - "Porque é chegado o grande dia da ira deles, e quem pode subsistir?"
Por isso, nosso Senhor afirma no livro de Apocalipse, que repreende e disciplina a quantos ama. Por experiência própria, e pelo que podia observar das operações de Deus na Igreja, o autor de Hebreus também afirma que Deus corrige a todo filho porque os ama, de modo a fazê-lo participante da sua santidade.