Para tratar os casos mais leves, basta dar bastante líquido para a pessoa beber e suprir a falta de água no organismo. Caso a situação esteja mais grave, quando a desidratação é de segundo grau, uma boa solução é utilizar o soro caseiro.
Beber água, sucos naturais, água de coco, manter uma alimentação com frutas e legumes, beber água antes, durante e depois das atividades físicas e usar roupas leves no verão são as recomendações para evitar a desidratação.
É possível tratar a desidratação leve a moderada das seguintes maneiras:
O leite materno é o recurso ideal para o tratamento da desidratação nos primeiros seis meses de vida da criança. Depois, independentemente da idade, nos casos de desidratação leve e moderada, beber muita água filtrada ou fervida em goles pequenos e intervalos curtos pode ser o suficiente para reidratar o organismo.
Quais são os perigos da desidratação? Com a falta de água, todos os processos metabólicos se alteram. Com isso, pode ocorrer hipotensão arterial (pressão baixa) e sobrecarga do fígado, dos rins e do coração. Em casos extremos, pode levar à morte.
O soro fisiológico deve ser armazenado em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC) e o prazo de validade é determinado pelo fabricante de acordo com a data de fabricação. Em geral, os fabricantes determinam 24 meses de validade para esse tipo de produto antes de ser aberto.