A raiz dorsal dos nervos raquidianos é constituída apenas por fibras nervosas sensitivas. ... Já a raiz ventral, é composta essencialmente por fibras nervosas motoras. Assim, caso a raiz ventral do nervo espinhal seja lesionada, haverá paralisia de músculos, mas a sensibilidade não será afetada.
Cada nervo raquidiano se une à medula através das “raízes” do nervo e uma dessas “raízes” une-se à parte dorsal da medula, sendo chamado de raiz dorsal, enquanto a outra raiz se une à parte ventral da medula, sendo chamada de raiz ventral.
Existem 8 pares de nervos espinhais cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo (um total de 31 pares).
Raízes nervosas são os feixes de fibras nervosas emparelhados que se estendem a partir da medula espinhal por meio de aberturas no lado de cada vértebra. Os nervos que se estendem a partir de cada área da medula espinhal estão ligados a partes específicas do corpo.
Resposta. A micróglia: defesa do sistema nervoso.
O bulbo raquidiano é uma ramificação do Sistema Nervoso Central que controla movimentos involuntário como respiração e batimentos cardíacos.
O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo. Ele liga o cérebro à medula espinhal e controla funções involuntárias como respiração, digestão, ritmo cardíaco e pressão arterial.
O sistema nervoso garante que os estímulos sejam captados e interpretados, e que respostas a esses estímulos sejam geradas. O sistema nervoso é constituído por tecido nervoso. O sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.