Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções.
conjunção [Temporal] Logo que, assim que: irei quando puder. conjunção Prop. À medida que: quando chegaram ao hotel, tiveram muitos problemas. conjunção [Condicional] Se, no caso de; acaso: só a trata bem quando precisa de dinheiro.
Quando as duas frases se unem formando uma frase complexa, o pronome relativo selecionado vai substituir a palavra que se repete nas duas frases (neste caso, seguradora), passando a desempenhar a função que esta palavra desempenhava na sua frase de origem.
Pronome é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma forma. Exemplos: A moça era mesmo bonita.
Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso: quem fala (1. ª pessoa), com quem se fala (2. ª pessoa) e de quem se fala (3. ª pessoa)....Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo
Resposta. Resposta: respectivamente, indefinido e interrogativo. Explicação: no primeiro título o pronome está indefinido, pois esse "quem" pode fazer referência a qualquer pessoa. Já no segundo título, o pronome é interrogativo por interrogar um alguém qualquer.
Os pronomes fazem parte da classe de palavras da gramática, assim como os substantivos e adjetivos, por exemplo. Eles são classificados em possessivos, pessoais, interrogativos, demonstrativos, indefinidos, de tratamento e, ainda, pronomes relativos .
Os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas) são, em geral, identificados como subjetivos, ou seja, desempenham o papel de sujeito. Todavia, há casos em que podem exercer as funções de predicativo do sujeito e vocativo (tu e vós).