Quando Voltar A Tomar Anticoncepcional Depois Da Pausa?

Quando voltar a tomar anticoncepcional depois da pausa

A mulher pode emendar duas cartelas anticoncepcionais, sem nenhum risco para saúde e sem interferir na capacidade reprodutiva. No entanto, quem deseja acabar com a menstruação deve trocar a pílula por uma de uso contínuo, que não precisa de pausa, nem há menstruação.

Durante a pausa do anticoncepcional você está protegida assim como em qualquer outra semana do mês tomando a cartela corretamente, sem esquecimentos. A pausa do anticoncepcional ocorre algumas semanas após o período de ovulação (que não acontece pela ação dos hormônios utilizados), então pode ficar tranquila.

Na pausa do anticoncepcional pode engravidar?

Na prática, o anticoncepcional começa a fazer efeito a partir do inicio da segunda cartela. É necessário saber que isso é válido tanto para a pílula contínua, que você usa todos os dias; quanto para as de 21 dias, em que é feito uma pausa no uso nos dias da menstruação.

“Quando se faz uso de anticoncepcional é normal a menstruação vir 3 a 5 dias após a pausa da pílula. Já para as mulheres que não fazem uso de hormônios, depende do ciclo menstrual, que o normal é de 21 a 35 dias, com média de 28 dias”, diz a especialista.

Estando grávida, a menstruação desce na pausa do anticoncepcional?

Estando grávida, a menstruação desce na pausa do anticoncepcional?

Se você decidir suspender a contracepção hormonal, poderá vivenciar algumas perturbações no seu ciclo menstrual ou outros sintomas. Qualquer método contraceptivo hormonal pode provocar efeitos colaterais no seu corpo, como sangramentos, menstruações irregulares e cólicas.

Apesar de ter algumas vantagens, é importante que o ginecologista seja consultado, isso porque alguns anticoncepcionais foram desenvolvidos para que existisse uma pausa entre as cartelas, de forma a evitar níveis constantes de hormônios, o que poderia aumentar o risco de complicações. Assim, é fundamental que o ginecologista seja consultado para que seja indicado o melhor anticoncepcional para esse objetivo.

Existem alguns tipos de anticoncepcionais que vêm com comprimidos inativos, ou seja, sem hormônios, para que a mulher tome durante a pausa entre uma cartela e outra, isso para ajudá-la a não esquecer o hábito de tomar uma pílula todos os dias.

Como parar de tomar pílulas anticoncepcionais depois de usá-las por muito tempo?

Se você não menstruou na pausa do anticoncepcional, mas tomou todos os comprimidos corretamente, todos os dias no mesmo horário, o mais recomendado é iniciar a próxima cartela normalmente, pois não há chance de gravidez.

Mas caso você tenha esquecido um ou mais comprimidos da mesma cartela ou o sangramento por privação não ocorra novamente no próximo mês, o recomendado é fazer um teste rápido de farmácia ou de sangue (Beta HCG) para confirmar ou descartar a gravidez.

No intervalo do anticoncepcional pode ter relação?


No intervalo do anticoncepcional pode ter relação?

Sim, pode. Se já faz uso do anticoncepcional e deseja começar uma nova cartela alguns dias antes do fim da pausa de 7 dias (ou 4 dias em algumas formulações) não haverá um risco maior de gravidez por conta disso, continuará protegida.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Em alguns casos, o tempo de pausa também pode variar de acordo com a marca da pílula e, por isso, é muito importante ler a bula e esclarecer todas as dúvidas com o ginecologista, antes iniciar o uso das pílulas anticoncepcionais.

Artigos relacionados

Não existe um consenso entre os ginecologistas sobre até quantas cartelas de anticoncepcionais se pode emendar, no entanto alguns médicos indicam que é comum que a partir da 4ª cartela é possível haver sangramentos de escape. Além disso, nem todos os anticoncepcionais podem ser emendados, pois pode haver aumento do risco de problemas de coagulação.

No entanto, isso pode variar de acordo com o seu ciclo mensal. Peso, estresse, saúde, atividades físicas e condições como a síndrome do ovário policístico (SOP) também podem afetar seu ciclo menstrual.

Em teoria existe um pequeno risco sim, mas é pequeno. Uma pausa maior que a recomendada (8 dias em vez de 7 dias) pode sim levar a uma falha na sua eficácia anticoncepcional.

Por que fazer a pausa do anticoncepcional?

Voltar a tomar anticoncepcional antes da pausa pode servir para evitar a menstruação. Isso pode ser feito, assim como emendar uma cartela na outra, mas não com frequência, pois  isso pode agravar alguns efeitos colaterais do anticoncepcional, como o inchaço, mau humor, risco de trombose e AVC.

O anticoncepcional funciona para deixar a mulher completamente infértil o tempo todo, ou seja, você pode sim ter relações sexuais no período do intervalo do anticoncepcional, apenas não esqueça de voltar a tomá-lo no dia certo sem atrasos pois se você tiver relações sexuais no intervalo e esquecer e começar a tomar a pílula no dia certo é possível que engravide, assim como se você tiver relação sexual e esquecer de tomar o anticoncepcional no outro dia.

Como devo tomar o anticoncepcional Micronor?

Como usar o Micronor? As pílulas devem ser tomadas todos os dias, por via oral, sempre na mesma hora. Cada vez que você toma a pílula atrasada, e especialmente se você se esquecer de tomá-la, você corre o risco de ficar grávida. A administração deve ser contínua, não deve haver intervalos entre uma cartela e outra.

Qual a função do hormônio etinilestradiol?

Etinilestradiol + Levonorgestrel é indicado como contraceptivo oral e para o controle de irregularidades menstruais. Embora tendo eficácia bem estabelecida, há casos de gravidez em mulheres utilizando contraceptivos orais.

Como se toma o anticoncepcional Microvlar?

Microvlar® é um contraceptivo oral combinado. Cada drágea contém uma combinação de dois hormônios femininos: o levonorgestrel (progestógeno) e o etinilestradiol (estrogênio). Devido às pequenas concentrações de ambos os hormônios, Microvlar® é considerado um contraceptivo oral de baixa dose.

Como tomar a pílula Yaz 24 4?

Comece pelo comprimido de número 1, que está abaixo da palavra "Início", e continue ingerindo um comprimido diariamente, seguindo a direção das setas até a ingestão do último comprimido (24 para Yaz® ou 28 para Yaz® 24+4). Tome um comprimido por dia, aproximadamente à mesma hora, com água se necessário.

Quem toma Yaz 24 4 menstrua?

Exclusivo Yaz® 24+4 Durante a ingestão dos comprimidos brancos inativos (cerca de 2 a 3 dias após a ingestão do primeiro comprimido branco inativo), deve ocorrer um sangramento semelhante ao menstrual (sangramento por privação hormonal).

O que são os comprimidos inativos do anticoncepcional?

Mas aqui tem um detalhe: os últimos comprimidos desse tipo de pílula são inativos, isto é, não tem hormônio, e são de outra cor para diferenciá-los dos comprimidos ativos, que tem hormônio.

Quem tem varizes no útero pode tomar anticoncepcional?

Olá. Com relação as varizes pélvicas nenhum anticoncepcional é melhor que outro. Você pode usar injetável, oral, DIU de cobre ou hormonal, adesivo, anel vaginal, etc. Nunca inicie uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico.