A palavra axé é utilizada principalmente no contexto das religiões afro-brasileiras e equivale a palavra amém da religião católica. Ela tem sua origem na língua iorubá, e significa principalmente força de realização e manifestação do poder divino.
Assédio é todo o comportamento indesejado, nomeadamente o baseado em fator de discriminação, praticado aquando do acesso ao emprego ou no próprio emprego, trabalho ou formação profissional, com o objetivo ou o efeito de perturbar ou constranger a pessoa, afetar a sua dignidade, ou de lhe criar um ambiente intimidativo, ...
A palavra “axé” é também utilizada como forma de saudação. Desejar “axé” a alguém é querer bem. Responder “axé” a algum pedido, louvação ou invocação positiva, significa dizer “que assim seja”. Quando os yorubás invocavam Ìjúbà, respondiam em coro “àse”!
Axé, na língua iorubá, significa poder, energia ou força presentes em cada ser ou em cada coisa. Nas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia sagrada dos orixás. ... Dentro e fora do contexto religioso, axé é uma saudação utilizada para desejar votos de felicidade e boas energias.
Desejar “muito axé!” significa pedir aos deuses que deem energia, ânimo, vitalidade para que seja possível realizar o que desejamos e com muita fé. Axé é energia de vida, é amor e paz. Muito axé pra você!
significa muito poder, energia ou força presentes em cada ser ou em cada coisa. Nas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia sagrada dos orixás., o axé pode ser representado por um objeto ou um ser que é encarregado com energias dos espíritos, em um ritual religioso.
Essa força existiria não só nas pessoas, mas nos animais e objetos inanimados, instigando no observador um sentimento de respeito ou de admiração. Além de precursor da religião está ligado também às origens da filosofia, sendo um conceito de significativo interesse antropológico.
Saudações na Umbanda e Candomblé
Na Bíblia hebraica e no judaísmo, "Ele que é", "Eu Sou o Eu Sou", e o tetragrama YHWH (em hebraico: יהוה, que significa: "Eu sou quem eu sou", "Ele que existe") são usado como nomes de Deus, enquanto Yahweh e Jeová às vezes são usados no cristianismo como vocalizações de YHWH.
As três principais religiões monoteístas, ou seja, crença na existência de um único Deus, surgiram no Oriente Médio: O Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo.