A Discopatia Degenerativa é uma das causas mais comuns de dor na coluna e também uma doença muito incompreendida. É uma alteração caracterizada pelo desgaste (desidratação) dos discos intervertebrais, que são os nossos amortecedores.
Uma discopatia degenerativa significa que o disco está lesionado. O disco é como uma borracha (na verdade é uma cartilagem) que amortece a pressão entre os ossos da coluna. Quando esta pressão é muito grande e fica por muito tempo, este disco é sobrecarregado, machucando-se.
O tratamento da discopatia se baseia em procedimentos conservadores com medicação/fisioterapia. Quando a funcionalidade do paciente está muito comprometida, opta-se pelo procedimento invasivo para remoção do fragmento herniado e descompressão das estruturas nervosas.
O que é isto? Sinais degenerativos da coluna são transformações que decorrem do desgaste natural, que, de forma geral, é proporcional a idade, genética e do tipo de atividade que o indivíduo exerce. Procure um especialista para uma avaliação e orientação de sua patologia.
O abaulamento discal, também chamado de protrusão discal, é o processo inicial de uma hérnia de disco. Ele acontece quando o disco intervertebral acaba se desgastando ou perdendo elasticidade e, assim, deslocando-se de sua posição original.
Os abaulamentos dos discos de L4-L5 e L5-S1 são as duas localizações mais freqüentes de desgaste do disco intervertebral. Estão relacionados principalmente a um desbalanço da musculatura vertebral e abdominal (hipotrofia muscular) com um excesso de carga sobre o espaço discal.