Para saber como dar aula em escola publica é importante entender que para exercer a função a principal exigência é ser graduado em pedagogia ou alguma licenciatura. Obviamente, que haverá variações de acordo com o grau de ensino que você deseja atuar.
Para lecionar no ensino médio e técnico, basta ter graduação, ou seja, bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Para lecionar na graduação, precisa, além da própria graduação, o título de pós-graduação, MBA ou mestrado e doutorado, dependendo da universidade, e se ela é pública ou particular.
As inscrições devem ser feitas no Banco de Talentos (https://bancodetalentos.educacao.sp.gov.br/), uma plataforma criada pela Seduc para gerenciar os processos seletivos. Durante a inscrição, os candidatos devem indicar as disciplinas que pretendem ministrar e a Diretoria de Ensino que deseja fazer parte.
Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada, de acordo com a legislação, podem ter acesso a essas etapas da escolaridade por meio de cursos e avaliações voltadas à modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Sua tarefa é estimular jovens e adultos lhes proporcionando acesso à sala de aula. O professor da EJA deve redirecionar concepções e conceitos em sua organização pedagógica, considerando as especificidades desse segmento.
Ensinar jovens e adultos pressupõe um envolvimento maior do professor com seus alunos. Ele precisa se aproximar, ouvir, conversar, compreender os problemas (da aprendizagem e da vida) e estimular seus educandos. Sem esse tête-à-tête, qualquer esforço será em vão.
Os educadores da EJA enfrentam inúmeros desafios no desenvol- vimento de sua prática docente, como a heterogeneidade, a evasão, a ju- venilização das turmas, a falta de materiais didáticos específicos, a baixa autoestima dos educandos, a rigidez institucional.
A falta de um ambiente seguro voltado para uma cultura de paz é um dos grandes problemas a serem enfrentados. Professores amedrontados pela violência da comunidade em que a escola está inserida e também pelas posturas agressivas de alunos e famílias se sentem impotentes para transformar algumas realidades.
Os alunos do EJA são marginalizados, sofrem preconceito, vergonha, críticas e tais problemáticas estão presentes tanto na vida em comunidade como na família. Assim, saber educar é muito mais que transmitir um conteúdo de um livro didático, descontextualizado com a realidade do aluno.
O aluno da EJA precisa ter possibilidades de se inserir no universo do mundo letrado, onde o aluno se sinta realizado. Contudo isso o educador deve entrar numa concepção de ensino que, valorize esse aluno, fazendo-o sentir-se valorizado, capaz de aprender, de até ensinar.
Dentre os motivos para a não conclusão do curso de EJA, os principais foram: o horário das aulas não era compatível com o de trabalho ou para procurar trabalho (27,9%); ou com o dos afazeres domésticos (13,6%); não havia curso próximo à residência (5,5%); não havia curso próximo ao local de trabalho (1,1%); não teve ...
As salas de aula da EJA, nos dias atuais, são compostas por adultos que não tiveram a oportunidade de estudar, ou por causa do trabalho diário e as vezes até um tanto pesado, em se tratando dos alunos da zona rural principalmente, os impediam de frequentar uma sala de aula do ensino regular, e por jovens que também ...
Dificuldades, como o acesso à internet, inviabilizam a modalidade de ensino voltada para a Educação de Jovens e Adultos – EJA. “A educação é um pilar importantíssimo para o desenvolvimento de uma nação. A educação foi uma delas. ...
Oferecer um plano de estudos personalizado segundo as possibilidades de cada aluno. Planejar aulas de forma individualizada permite que cada adulto estude de acordo com seu ritmo e com o tempo disponível.
A formação de professores voltada à EJA visa aperfeiçoar técnicas pedagógicas, metodologias de ensino que possibilitem a permanência desses educandos na escola, proporcionando-lhes um ensino significativo, que os levem à análise crítica dos fatos abordados em sala de aula e do seu meio social.
5 medidas em sala que ajudam a estimular o aprendizado