A data de validade sugere que os alimentos se tornam impróprios para o consumo e isso faz com que os consumidores joguem fora, sem provar, os produtos que passaram da data de validade.
produto com prazo de validade vencido; produto deteriorado, alterado, adulterado, avariado, falsificado, corrompido, fraudado, nocivo à vida ou á saúde, perigoso ou em desacordo com as normas de fabricação, distribuição ou apresentação; produto inadequado ao fim a que se destina.
A data de validade sempre vem separada por pontos ou barras, indicando corretamente dia, mês e ano e logo abaixo o lote do produto. Já as embalagens de leite, por serem produtos com vencimento mais curto, apresentam sempre a data de fabricação, validade e lote.
O prazo de validade dos alimentos é uma informação fornecida pelo fabricante ou produtor que indica a data limite de garantia da integridade daquele alimento. Em outras palavras, até aquela data, o fabricante garante que o alimento estará em boas condições de consumo.
O prazo de validade começa a contar a partir do momento em que o alimento é preparado ou fabricado e deve ser informado no rótulo dos alimentos embalados observando as terminologias e regras para declaração das datas fixadas na RDC n.
Basta informar a marca do produto e é código do lote e você vai descobrir a sua data de produção, prazo de validade e a data de expiração. Como encontrar o código do lote? O código do lote identifica a data de fabricação do produto. Normalmente ele é impresso em ambas embalagens: caixinha e frasco.
6 meses
Se o alimento for naturalmente mais úmido, retirar o excesso de água com um papel toalha também aumenta sua a vida útil. Outra dica importante é temperar a salada apenas na hora da refeição, o alimento cru dura mais tempo na geladeira.
Vida-de-prateleira é geralmente definida como o tempo no qual um produto alimentício se mantém seguro, cumpre a declaração nutricional contida no rótulo e retém suas características sensoriais, químicas, físicas e microbiológicas quando estocado dentro de determinadas condições (GIMÉNEZ; ARES; ARES, 2012).
Segundo Simões, as embalagens plásticas com os antimicrobianos inorgânicos desenvolvidos por eles aumentam o prazo de validade de alimentos acondicionados com o material. Dessa forma, o produto pode ser consumido por muito mais tempo.
Condições de estocagem e distribuição a que o produto alimentício será exposto. O uso do tratamento térmico para conservar alimentos, tem por objetivo a redução da carga microbiana e a desnaturação de enzimas. ... O processo pode ser feito no alimento já embalado ou, antes do seu acondicionamento.
Para evitar que alcance o shelf life é necessário prestar atenção no processo da estocagem e criar condições desfavoráveis para evitar o crescimento desse microorganismo, como, controlar a umidade, o Ph e a temperatura.
Fatores intrínsecos e extrínsecos, relacionados com as características próprias do alimento ou com o ambiente, respectivamente, interferem na conservação dos alimentos. A conservação dos alimentos está diretamente ligada à capacidade de sobrevivência ou de multiplicação dos microrganismos neles presentes.
Fatores intrínsecos – relacionados às características próprias do alimento. Fatores extrínsecos – relacionados ao ambiente onde está o alimento. O conhecimento dos fatores permite prever: ❑ vida útil de um alimento ou produto; ❑ estabilidade microbiológica.
ex·trín·se·co |eis| ou |es| Exterior; de fora. 2. Que não faz parte da essência da coisa acidental.
O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele. Dentre eles, o mais conhecido é o chamado fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol.