Urina laranja A urina pode ficar laranja devido a um alto consumo de alimentos ricos em betacaroteno, como abóbora, caqui, cenoura, mamão e manga, ou à ingestão de suplementos vitamínicos ou alguns medicamentos. Nesse caso, a alteração da cor da urina é temporária e não é sinal de problemas.
Embora o surgimento de urina verde não seja muito comum, geralmente não é indicativo de uma situação grave, sendo causada pela ingestão de alimentos, corantes artificiais, medicamentos ou pelo uso de contraste em alguns exames aos rins, como tomografia computadorizada.
Entre os medicamentos que tornam a urina verde, os mais comuns são: amitriptilina, propofol, nitazoxanida, Sepurin® (Metenamina + Metiltionínio) e indometacina.
Como o Sepurin funciona? Sepurin® é um medicamento com ação antisséptica e antibacteriana em infecções das vias urinárias. Seu início de ação varia de 24 a 48 horas, e o efeito perdura por até 12 horas após a última tomada.
Cystex deixa a urina verde? Sim, segundo informações da bula do Cystex, um dos efeitos colaterais desse medicamento é desenvolver coloração azul na urina, provocada pelo cloreto de metiltionínio (azul de metileno), e também de cor esverdeada.
A Nitazoxanida( Annita) tem como um dos seus efeitos deixar a urina numa coloração esverdeada. Normalmente o paciente é alertado pelo médico sobre esta possibilidade, e isto ocorre independente da quantidade de água ingerida. A urina volta à coloração normal após o término do tratamento.
Alguns dos principais remédios diuréticos usados são:
Antissépticos. Os antissépticos como a metenamina e o cloreto de metiltionínio (Sepurin), também podem ajudar a aliviar a dor e a ardência ao urinar, ajudar a eliminar as bactérias do trato urinário e a prevenir infecções recorrentes.
TEM SIDO RELATADAS AS SEGUINTES REACOES ADVERSAS: SISTEMA NERVOSO CENTRAL 1: CEFALEIA 2. GASTRINTESTINAIS: NAUSEA 3, VOMITO 4 E DIARREIA 5. HIPERSENSIBILIDADE E DERMATOLOGICAS: RASH 6, PRURIDO 7, DESCOLORACAO, REACAO ANAFILACTOIDE 8 E HEPATITE 9 POR HIPERSENSIBILIDADE.
Infecção urinária no homem: principais sintomas e tratamento
A uretrite pode também ser causada por microrganismos que são transmitidos através de contacto sexual, incluindo a neisseria gonorrhoeae (gonorreia) e a chlamydia. Outra forma de infecção urinária baixa nos homens é a prostatite, que afecta a próstata.
As infeções localizadas apenas à uretra (uretrite) são provocadas geralmente por agentes transmitidos por via sexual e são mais típicas do sexo masculino (a mulher possui a uretra muito curta e a infecção transmite-se diretamente à bexiga).
Os antibióticos só devem ser utilizados quando recomendados pelo médico, no entanto, os mais comuns para tratar este tipo de infecção incluem: