EQST

O Que Pneumonia Redonda?

O que é pneumonia redonda?

A pneumonia redonda é uma apresentação radiológica atípica de infecção pulmonar, sendo rara em adultos(1). Dos casos de pneumonia, menos de 1% se manifesta como lesão redonda e, quando ocorre, trata-se de um achado precoce no curso da doença.

O que é pneumonia focal?

A pneumonia redonda, também chamada pseudotumoral ou pneumonia organizada, é uma apresentação radiológica raramente encontrada em adultos1. O termo surgiu pela primeira vez na literatura em meados de 1954, quando foi descrita uma forma de pneumonia que simulava uma massa em 21 crianças2.

O que causa pneumonia necrotizante?

É uma variação rara da pneumonia bacteriana, que acomete pessoas que não costumam ter tratamento médico. Entre as bactérias causadoras dessa patologia, as principais são o Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes, Nocardia, Klebsiella pneumoniae e o Streptococcus pneumoniae — esta última é a mais comum.

O que é uma pneumonia atípica?

A pneumonia bacteriana atípica é causada por organismos atípicos que não são detectáveis à coloração de Gram e não podem ser cultivados por meio dos métodos padrão. Os organismos mais comuns são o Mycoplasma pneumoniae, a Chlamydophila pneumoniae e a Legionella pneumophila.

O que é pneumonia organizativa?

A pneumonia organizativa criptogênica é uma pneumonia intersticial idiopática de desenvolvimento rápido caracterizada por inflamação pulmonar e formação de tecido cicatricial que obstrui as pequenas vias aéreas (bronquíolos) e os sacos de ar dos pulmões (alvéolos).

O que é pneumonia necrotizante?

A pneumonia necrosante é uma complicação rara, porém grave, de infecção pulmonar, na qual há trombose dos vasos pulmonares, gerando desvitalização e necrose do parênquima pulmonar.

Como tratar pneumonia necrotizante?

O tratamento padrão com antibióticos deve ser feito com clindamicina 600mg EV 8/8h, sendo posteriormente passada para 150 a 300mg VO 6/6h quando houver melhora clínica, o que em geral ocorre após 3 a 4 dias do início do tratamento, com desaparecimento da febre. A melhora clínica mais substancial ocorre com 7 a 10 dias.

Como se pega pneumonia atípica?

Como se pega e quem tem maior risco A pneumonia atípica é contagiosa, sendo facilmente transmitida através das gotículas de saliva contaminadas. Assim, é sempre importante cobrir a boca com um lenço ou uma máscara para espirrar ou tossir, para evitar contaminar outras pessoas com qualquer tipo de infecção respiratória.

Qual a diferença entre pneumonia típica é atípica?

Enquanto a pneumonia típica se concentra em um lóbulo, a atípica inicialmente possui focos mais dispersos. A pneumonia atípica é aquela causada por agentes etiológicos menos prevalentes, incluindo o Mycoplasma pneumoniae (principal), a Chlamydia pneumoniae e a Legionella pneumophila.

O que causa necrose no pulmão?

O abscesso pulmonar é provocado quando micro-organismos, geralmente bactérias, se instalam no pulmão e provocam necrose do seu tecido.

O que quer dizer pneumonia necrotizante?

A pneumonia necrosante é uma complicação rara, porém grave, de infecção pulmonar, na qual há trombose dos vasos pulmonares, gerando desvitalização e necrose do parênquima pulmonar. Quando presente, é responsável por elevada morbimortalidade na população infantil (1%).

O que causa a pneumonia necrotizante?

Classicamente, a pneumonia necrotizante é definida como secundária às infecções pulmonares por Streptococus pneumoniae, mas também pode estar associada às pneu- monias causadas por outros agentes etiológicos como Streptococus viridans, Staphylococcus aureus, Haemophi- lus influenza, S.

O que é a pneumonia atípica?

A pneumonia bacteriana atípica é causada por organismos atípicos que não são detectáveis à coloração de Gram e não podem ser cultivados por meio dos métodos padrão. Os organismos mais comuns são o Mycoplasma pneumoniae, a Chlamydophila pneumoniae e a Legionella pneumophila.

Qual o significado de pneumonia atípica?

A pneumonia atípica é uma infecção pulmonar causada por micro-organismos menos comuns que os da pneumonia normal, onde se incluem os vírus, o Mycoplasma pneumoniae, a Legionella pneumophila ou a Chlamydophila pneumoniae, por exemplo.