EQST

O Que Plataforma Continental E Qual A Sua Importncia?

O que é plataforma continental e qual a sua importância?

A plataforma continental é uma expressão do âmbito da geologia, que remete para a orla dos continentes que começa na linha de costa e que se prolonga até o mar. ... Dentro da área da plataforma continental se encontra a zona econômica exclusiva, uma faixa que se prolonga das doze às duzentas milhas marítimas.

Como são as plataformas continentais?

Plataforma continental é uma faixa de terra submersa existente em todo litoral de todo o continente que, em suave declive, termina ao dar origem ao talude continental. Geralmente, a plataforma tem uma extensão de 70 a 90 km, e profundidade de 200 metros, antes de atingir águas oceânicas mais profundas.

O que é plataforma continental e zona económica exclusiva?

Na ZEE, o Estado costeiro exerce direitos de soberania sobre os recursos naturais da massa líquida, do leito do mar e do seu subsolo, enquanto que na Plataforma Continental Estendida além das 200 M da ZEE o Estado costeiro deixa de exercer direitos de soberania sobre os recursos naturais da massa líquida sobrejacente ...

Por que a plataforma continental é tão importante para a vida marinha?

A água que cobre a plataforma continental possui vida marinha em abundância e grande parte da pesca mundial se realiza nesta zona. É nela que se encontra a quarta parte da produção mundial de petróleo e gás procedentes das rochas que se encontram submersas.

Como é conhecida a plataforma continental brasileira?

Estamos falando da Plataforma Continental conhecida como Plataforma Continental Estendida, Jurídica ou Legal, no enfoque em que o assunto é tratado no Artigo 76 da CNUDM. ...

O que é plataforma na geografia?

Plataforma continental é uma faixa de terra submersa existente em todo litoral de todo o continente, que, em um suave declive, termina ao dar origem ao talude continental. Geralmente, a plataforma possui uma extensão de 70 a 90 km, e profundidade de 200 metros, até atingir as bacias oceânicas.

Qual a importância da plataforma continental Jurídica?

b) A importância da plataforma continental para os países costeiros faz com que eles tenham interesse de exercer soberania política sobre elas. Os diversos níveis de soberania foram regulamentados em termos jurídicos em convenção realizada pela Organizacão das Nações Unidas, em meados dos anos de 1990.

Quais as diferenças entre plataforma continental e talude justifique?

Em oceanografia, geomorfologia e geologia, chama-se plataforma continental à porção dos fundos marinhos que começa na linha da costa e desce com um declive suave até o talude continental (onde o declive é muito mais pronunciado).

Onde fica a plataforma continental brasileira?

Essas características geológicas serviram de base para determinar que nossa plataforma continental, na região Sul, se estende para além das 200 milhas náuticas – limite vigente anteriormente – e chega quase na sua totalidade a 350 milhas para além da linha da costa.

Como são os taludes continentais?

Talude Continental Também chamado de vertente continental, é a região de inclinação acentuada (1 m de declive para cada 40 m de extensão) que vem após a plataforma continental e se estende até a planície abissal.

Qual a importância da proteção do mar territorial para o país?

Não fora este ato de grande coragem e importância, uma parte substancial do atual pré-sal brasileiro estaria hoje em áreas internacionais, permitindo que outros países explorassem livremente suas riquezas, como petróleo e gás. ...

O que é região pelágica ou abissal?

Zona abissal ou abissopelágica é a camada da zona pelágica compreendida entre os 4.000 m de profundidade e o leito oceânico. ... Os seres vivos que habitam este ecossistema chamam-se seres abissais e são dotados de adaptações especiais àquele ambiente. A ordem de peixes Lophiiformes é um exemplo de organismos abissais.

Onde compreende a plataforma continental do Brasil?

Se o Governo Brasileiro não tivesse instituído o LEPLAC e investido expressivos recursos na sua execução, o limite exterior da Plataforma Continental Brasileira seria coincidente com o atual limite das 200 M (=370,400 km) da Zona Econômica Exclusiva Brasileira e a área oceânica sob a jurisdição brasileira estaria ...

Qual a extensão da plataforma continental brasileira?

Essas características geológicas serviram de base para determinar que nossa plataforma continental, na região Sul, se estende para além das 200 milhas náuticas – limite vigente anteriormente – e chega quase na sua totalidade a 350 milhas para além da linha da costa.

Quais são os relevos oceânicos?

O relevo oceânico é composto por inúmeras cadeias montanhosas, buracos imensos chamados de “fossas”, e até de planaltos. Geralmente, considera-se relevo oceânico a parta da crosta que está submersa pelos oceanos e que é denominada de crosta oceânica.

Qual a importância da Zona Económica Exclusiva?

A Zona Econômica Exclusiva (ZEE) é uma faixa situada para além das águas territoriais, sobre a qual cada país costeiro tem prioridade para a utilização dos recursos naturais do mar, tanto vivos como não-vivos, e responsabilidade na sua gestão ambiental.

O que significa plataforma continental jurídica qual a sua importância para a geopolítica brasileira?

A plataforma continental do Brasil compreende o leito e o subsolo das áreas submarinas que se estendem além do seu mar territorial, em toda a extensão do prolongamento natural de seu território terrestre, até o bordo exterior da margem continental, ou até uma distância de duzentas milhas marítimas das linhas de base, a ...

O que foi o Leplac?

O Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC) é o programa de Governo instituído pelo Decreto nº 98.145, de 15 de setembro de 1989, com o propósito de estabelecer o limite exterior da nossa Plataforma Continental no seu enfoque jurídico, ou seja, determinar a área marítima, além das 200 milhas, ...