Em um triângulo, encontre o ponto médio de um de seus lados. Por exemplo, na figura abaixo, marcamos o ponto M1, que é o ponto médio do lado AB. Feito isso, nós traçamos uma reta desse ponto M1 até o vértice oposto, no caso, o C.
Os triângulos possuem pontos notáveis com diversas aplicações.
Os pontos notáveis de um triângulo são: ... Incentro, ponto de encontro das bissetrizes dos ângulos internos e centro da circunferência inscrita ao triângulo (circunferência que tangencia os três lados do triângulo). 3. Baricentro, ponto de encontro das medianas do triângulo (é o ponto de equilíbrio do triângulo).
O incentro, pois as bissetrizes dos ângulos internos serão sempre internas ; O baricentro, pois as medianas são sempre internas ao triângulo também. Já os dois outros pontos notáveis (circuncentro e ortocentro) podem ser externos em relação ao triângulo.
O ortocentro encontra-se na região interna do triângulo se este é acutângulo, coincide com o vértice do ângulo reto se for retângulo e encontra-se fora do triângulo no caso deste ser obtusângulo.
180º
Os triângulos possuem diversas propriedades, uma delas diz respeito aos seus ângulos internos: independentemente das dimensões do triângulo, do seu formato, do comprimento de seus lados ou da medida de seus ângulos internos, a soma desses ângulos internos sempre será igual a 180°.
a, b e c são os lados e a é o lado oposto ao ângulo que queremos encontrar. Exemplo rápido: vamos achar os ângulo de um dos triângulos retângulos mais usados, o triângulo com lados 3cm, 4cm ,5cm (note que 5cm é a hipotenusa, logo ele opôe-se ao ângulo de 90º, vamos provar isso). α ≈ 36,7º.