O equilibrio sempre se desloca no sentido de tentar "desfazer" a alteraçao para que o sistema volte ao equilibrio. Assim, quando adicionada uma porção de um participante o equilibrio se desloca no sentido contrario de onde esta esse componente.
“Pelo princípio de lê chatelier, quando se aumenta a concentração de uma das substâncias, o equilíbrio se desloca no sentido da reação em que essa substância se transforma,e quando se diminui a concentração de uma dessas substâncias, o equilíbrio se desloca no sentido da reação em que essa substância se forma.”
Segundo o princípio de Le Chatelier, quando um produto é adicionado a um sistema em equilíbrio, a reação tende a formar reagentes. ... Quando uma quantidade de reagente é adicionada a um sistema em equilíbrio, a constante de equilíbrio aumenta, favorecendo a formação dos produtos.
A principal característica de um equilíbrio químico é a Velocidade da ordem direta da reação ser igual da ordem inversa. Outra característica é que quando se atinge o equilíbrio químico, as concentrações dos produtos e dos reagentes tornam-se constantes. ... Por isso dizemos que o Equilíbrio Químico é dinâmico.
Os equilíbrios químicos homogêneos são os que todos os participantes estão em um único estado físico, já os heterogêneos são os que possuem participantes sólidos. ... Cada reação em equilíbrio possui uma constante de equilíbrio (Kc) característica, que se modifica apenas com a variação da temperatura.
Equilíbrio homogêneo é quando todas as substâncias se encontram na mesma faze de agregação, ou seja, todas estão no estado liquido ou gasoso. Equilíbrio heterogêneo é quando pelo menos uma das substancias se encontra no estado físico diferente das outras.
A reação química heterogênea será considerada quando ocorrer na superfície externa de uma partícula não-porosa ou quando o soluto difunde dentro de uma partícula indo reagir nos seus sítios ativos.