Vaga-lume ou pirilampo são denominações comuns de insetos coleópteros das famílias Elateridae, Phengodidae ou Lampyridae, notórios por suas emissões de luz bioluminescente. ... As suas larvas alimentam-se principalmente de vegetais e outros insetos menores.
A luz destes besouros luminosos é produzida a partir de uma reação química com muita energia. ... Existem quatro substâncias fundamentais para o organismo do vaga-lume emitir luz: oxigênio, o combustível (ou substrato) luciferina, a enzima chamada luciferase, e o ativador trifosfato de adenosina (ATP).
São muitas espécies de vaga-lumes. Acredita-se que no Brasil haja por volta de 500 delas. Cada espécie brilha de acordo com um determinado padrão: piscadas longas, piscadas rápidas e sucessivas... E é por meio desse padrão que machos e fêmeas, no escurinho do bosque, se comunicam e, se rolar um match, se acasalam.
De acordo com este artigo do site MNN, eles estão desaparecendo! E não só eles: abelhas, borboletas e anfíbios estão diminuindo dia a dia. As razões exatas para isso não são muito claras, mas o artigo aponta três possibilidades: perda do habitat natural, produtos químicos tóxicos e poluição luminosa.
O acasalamento ocorre na fase do verão, período que ficam mais ativos. Os vaga-lumes adultos vivem somente no verão. - Os vaga-lumes alimentam-se, principalmente, de lesmas e caramujos. - Os vaga-lumes podem viver de 1 a 3 anos.
Os vaga-lumes estão ameaçados de extinção em todo o mundo por causa da perda de habitats naturais, uso de lua artificial e pesticidas. É o que aponta uma pesquisa da Universidade Tufts, nos Estados Unidos. No mundo existem mais de 2 mil espécies de vaga-lumes. ... Outra grande ameaça aos vaga-lumes é a luz artificial.
A luz natural dos insetos é capaz de fazer Setsuko desligar-se do desconcerto do mundo e ficar envolta na magia daquele momento. E ao acordar no outro dia, e perceber que os vagalumes estão todos mortos, a menina enterra os animais e lamenta o seu período de vida curto.
“Vaga-lumes são indicadores da saúde do meio ambiente e estão sumindo do mundo como resultado do prejuízo e degradação de seu habitat, poluição dos rios, aumento do uso de pesticidas em agroecossistemas e aumento de poluição luminosa em áreas de habitação humana”, de acordo com a Selangor Declaration.
vaga-lume {masculino} firefly {subst.} glowworm {subst.}
Está em grande risco pois nas últimas décadas essas terras estão sendo desapropriadas pelas plantações de óleo de palma. O segundo motivo seria a poluição luminosa. A estimativa é que pelo menos 25% da superfície da terra seja constantemente iluminada.