Principais sintomas e efeitos: Sendo um depressor do sistema nervoso central o éter etílico em alta concentração causa tontura, sonolência, torpor e inconsciência. Seus efeitos através da inalação , contato com pele e olhos causam irritação, queimaduras e dermatoses.
Por que o éter, quando inalado, faz com que a pessoa desmaie? Porque ele é capaz de “desligar” as regiões do cérebro que mantêm a pessoa consciente. Graças a essa qualidade, o éter foi um dos primeiros anestésicos a ser usado no final do século passado. ... Então, passa para a corrente sanguínea e segue até o cérebro.
Tempos depois, porém, o clorofórmio foi sendo abandonado aos poucos, devido às inúmeras complicações cardíacas e hepáticas que provoçava. O éter só recentemente – deixou de ser usado, por ser explosivo; o gás hilariante até hoje éutilizado.
A anestesia local é usada para impedir a transmissão de sinais entre uma parte específica do corpo e o cérebro. Ela age bloqueando os canais de sódio nos neurônios, o que barra a transmissão do impulso nervoso para o cérebro - assim, a pessoa "não sabe" que algo dolorido está acontecendo.
A aplicação desses compostos é variada, podem ser usados para fabricar seda artificial, celulóide e ainda como solvente na obtenção de gorduras, óleos e resinas. A aplicação de éteres na medicina é importante: é usado como anestésico e para preparar medicamentos.
etoxietano
álcool + álcool → éter + água Exemplos: Os éteres mais simples, tais como o metoximetano e o metoxietano são gasosos, enquanto os demais são líquidos e, em geral, voláteis. Esses compostos são mais aplicados como solventes em reações orgânicas e para extrair essências, óleos e gorduras.
O que é éster? Trata-se de uma substância orgânica oxigenada muito utilizada como flavorizante e obtida na reação química entre um álcool e um ácido carboxílico. ... Já o éster é formado pela ligação do radical (R) do álcool com o oxigênio, que sobrou da hidroxila do ácido depois da formação da água.
A transesterificação é um processo de obtenção de um éster a partir de outro éster com álcool, sendo que a reação é catalisada na presença de ácidos ou bases fortes. As reações de transesterificação são aquelas em que se obtém um éster por meio de outro éster.
Isso é feito principalmente por dois processos, dos quais o mais usado é de transesterificação - reação de um óleo vegetal com um álcool (metanol ou etanol - o álcool comum, usado nos automóveis, feito a partir da cana-de-açúcar), na presença de um catalisador (substância que acelera o processo químico), que produz ...
A reação de transesterificação é a etapa da conversão do óleo ou gordura em ésteres de ácidos graxos que constitui o biodiesel. O subproduto da produção do biodiesel é o glicerol, usado principalmente na fabricação de sabonetes, cosméticos e fármacos.