Tabela Price, também chamado de sistema francês de amortização, é um método usado em amortização de empréstimo cuja principal característica é apresentar prestações (ou parcelas) iguais.
Como funciona a Tabela Price A sua base de cálculo é o valor fixo das parcelas definido inicialmente. Será a partir dele que os juros serão calculados em uma escala decrescente, já que cada parcela paga deixa um saldo devedor. E é sobre esse saldo que incidem os juros.
Veja que os juros são calculados de acordo com o saldo devedor, na parcela de número 1 temos: 20.
A Tabela Price também é chamada de Sistema de Amortização Francês (SAF) e tem como principal característica o valor das prestações que são sempre iguais. A dívida é totalmente quitada através de “n” prestações iguais.
A amortização é feita da seguinte forma: cada vez que você paga uma parcela a mais, ela é descontada do final do financiamento e não da próxima parcela. Imagine, por exemplo, que você está na 28ª prestação de um financiamento feito em 48 vezes. E, com o dinheiro extra, você decide adiantar outras 10 parcelas.
O cálculo de quitação do empréstimo consignado é feito com base nas parcelas que ainda faltam para quitar o contrato atual, porém, sem a cobrança dos juros futuros. Dessa forma, os descontos serão proporcionais ao prazo e juros cobrados.
Antecipar as parcelas do consignado é uma forma de amortizar os valores do empréstimo. As parcelas são pagas antes que vençam e assim os juros da dívida são reduzidos. ... Ao contrário do que se pensa, quem possui um empréstimo consignado pode sim fazer a antecipação das parcelas.
Você deve entrar em contato com o banco contratado e solicitar a quitação antecipada de empréstimo consignado. Considerando o prazo final para pagamento das parcelas e o número de parcelas adiantadas, o banco então aplicará o desconto por antecipação, que incide nos juros cobrados pelo período total.
Refinanciamento do empréstimo consignado Também existe a opção de renegociar o seu empréstimo consignado sem mudar de banco, dessa forma você faz a solicitação de um refinanciamento. Esta opção está disponível para os clientes que já quitaram uma parte da dívida, em torno de 15% do valor.