Margarina e gordura vegetal são produtos onde, através de uma (mega) manipulação química, foi possível transformar uma gordura liquida (óleos vegetais) em sólida. São gorduras pensadas para um determinado fim, e por isso são chamada de “designer fats”. Margarina é, assim como a manteiga, uma emulsão de água, óleo e ar.
Essas gorduras são feitas á partir de um processo na indústria chamado de hidrogenação, nele, o óleo vegetal é bombardeado por outras moléculas, que junto com o ambiente de alta pressão, muda a estrutura do óleo, transformando-o de líquido para uma gordura sólida.
margarina
O óleo vegetal hidrogenado é feito a partir de óleos comestíveis extraídos de plantas, como azeitonas, girassóis e soja. Como esses óleos geralmente são líquidos à temperatura ambiente, muitas empresas usam a hidrogenação para obter uma consistência mais sólida e espalhada.
Quanto a gordura hidrogenada é aquecida, derrete e acaba envolvendo o alimento, criando uma película, que normalmente a gente adora nas batatinhas fritas, ou seja, dão crocância ao alimento. ... A gordura vegetal, simplesmente, ou banha vegetal, como é mais conhecida, é mais saudável pois não tem gordura trans.
Banha se refere à gordura de porco. É usada como gordura para cozinhar, tendo também sido usada no passado como manteiga para passar-se no pão. ... Os rojões à moda do Minho constituem um bom exemplo, podendo ser fritos com banha. As alheiras também contêm banha entre os seus ingredientes.
A gordura vegetal e a banha podem ser substituídas pela manteiga em algumas receitas, particularmente em assados. Ambas possuem um alto teor de gordura e uma consistência similar à da manteiga, em temperatura ambiente.
A gordura hidrogenada, é uma gordura trans, obtida através da hidrogenação industrial de óleos vegetais (que são líquidos à temperatura ambiente), formando uma gordura de consistência mais firme. ... A gordura hidrogenada também é usada por redes de fast-food e restaurantes para frituras.
A gordura hidrogenada, é uma gordura trans, obtida através da hidrogenação industrial de óleos vegetais, formando uma gordura de consistência mais firme. ... Isso aumenta as chances do aparecimento de um ateroma, isto é, a placa de gordura no interior de veias e artérias, que pode causar infarto ou derrame cerebral.
Resposta. é um tipo de gordura formada pelo rompimento de ligações insaturadas de um óleo vegetal pela adição de hidrogênio na molécula, formando um tipo de gordura prejudicial devido à alta aderência aos vasos sanguíneos.
De acordo com o Ministério da Saúde, essas gorduras podem causar infarto, acidente vascular cerebral e câncer, caso sejam consumidas em excesso. O Ministério da Saúde disponibilizou um guia com todas as informações sobre alimentação saudável.
Gordura Saturada - são as gorduras encontradas em sua maioria, nos alimentos de origem animal e seus derivados (manteiga, nata, queijo, creme de leite, banha, carne bovina, de porco, ovelha, leite integral, torresmo, linguiça, salsichão, gema de ovo).
A gordura saturada pode ser encontrada, especialmente, nos alimentos de origem animal, como carnes gordurosas, manteiga e laticínios, mas também está presente no óleo e derivados de coco e óleo de dendê, assim como em diversos produtos industrializados. Em geral, esse tipo de gordura fica dura à temperatura ambiente.
Ela faz com que o colesterol ruim (LDL) diminua no organismo, porém consumida em excesso poderá causar doenças coronarianas. A gordura insaturada é melhor do que a gordura saturada, quando consumida corretamente.
As gorduras boas para o coração são as gorduras insaturadas, encontradas no salmão, no abacate ou na semente de linhaça, por exemplo. Essas gorduras são divididas em dois tipos, monoinsaturadas e poliinsaturadas, e em geral são líquidas à temperatura ambiente.
As fontes de gordura saturada incluem: Abreviação de “ácidos graxos trans”, a gordura trans aparece em alimentos que contêm óleos vegetais parcialmente hidrogenados. Estas são as piores gorduras que existem.
Conheça os dez piores alimentos para a sua saúde
Principais fontes de gordura Saturada (Ruim) A gordura saturada é um tipo de gordura ruim encontrada principalmente nos alimentos de origem animal, como carnes vermelhas, bacon, banha de porco, leite e queijos.
10 alimentos ricos em gordura que você pode (e deve) incluir na sua dieta
8 Alimentos ricos em gorduras boas
Para começar é preciso deixar bem claro que existem dois tipos de gordura: a boa (insaturada) e a ruim (saturada e trans). A gordura insaturada está bastante ligada à boa saúde do coração, isso pelo fato de reduzirem os triglicerídeos e o colesterol sanguíneo, elevando o colesterol bom.
Conheça os principais alimentos ricos em gorduras boas para incluir na sua dieta
São de origem vegetal e líquidas na temperatura ambiente. Alguns alimentos ricos em gorduras do bem são os peixes, as castanhas e sementes, os azeites, o abacate e o côco. A quantidade máxima indicada para consumo desses alimentos é de 26 a 30% das calorias por dia.