EQST

O Que O Mundo Sensvel Para Plato?

O que é o mundo sensível para Platão?

– O mundo concreto e sensível: trata-se de um mundo acessível pelos sentidos ou material. É o mundo que conhecemos pelo olfato, paladar, audição, visão e tato. A opinião (doxa), fundamentada nas sensações, tem uma “falsa consciência” de si mesma, julgando-se correta. Esse mundo, em Platão, é um engano, um falseamento.

Quem foi Montesquieu o que ele defendia?

Ele era completamente contra o poder despótico (o poder absoluto concentrado nas mãos de um tirano). Seu modelo defendia o respeito à liberdade e à vida, além dos direitos políticos dos cidadãos. Havia, para Montesquieu, três formas de governo centrais, sendo duas legítimas e uma ilegítima.

O quê Rousseau pensava sobre o estado?

Rousseau afirmava que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através do contrato social. Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um importante intelectual do século XVIII para se pensar na constituição de um Estado como organizador da sociedade civil assim como se conhece hoje.

O que Hobbes Locke e Rousseau têm em comum?

Três grandes pensadores modernos marcaram a reflexão sobre a questão política: Hobbes, Locke e Rousseau. Um ponto comum perpassa o pensamento desses três filósofos a respeito da política: a idéia de que a origem do Estado está no contrato social.

Como os teóricos contratualistas Hobbes Locke e Rousseau explicam o surgimento do Estado?

Para Hobbes, Locke e Rousseau, estava em questão o surgimento do Estado e da própria sociedade. Ao invés de viver como indivíduos separados, a vida em sociedade devia trazer algum benefício. Portanto, o contrato social surge como uma ideia que explica uma atitude racional dos seres humanos para criar um comum acordo.

Qual das assertivas abaixo expressa a diferença entre as teorias naturalistas e contratualista sobre a origem e o surgimento do Estado?

Os naturalistas afirmam ser coisa natural, de modo que tendem a formular leis que emulem a "natureza humana", enquanto que os contratualistas afirmam ser coisa arbitrária, de modo que visam formular leis que racionalizem a política.

O que são as teorias contratualistas?

O contratualismo é uma teoria política e filosófica baseada na ideia de que existe uma espécie de pacto ou contrato social que retira o ser humano de seu estado de natureza e coloca-o em convivência com outros seres humanos em sociedade.