Vias biliares: Conjunto de condutos orgânicos que conectam o fígado e a vesícula biliar ao duodeno. Sua função é conduzir a bile produzida no fígado, para ser armazenada na vesícula biliar e posteriormente ser liberada no duodeno.
Prurido cutâneo: secundário à retenção de sais biliares, pode ser a primeira manifestação de cirrose biliar primária. Perda de peso: é comum em doenças hepáticas, principalmente na fase final da doença e nas neoplasias.
Popularmente conhecido como coceira ou comichão, o prurido pode ter diversas causas, como pele ressecada, picada de insetos, dermatoses, ou até mesmo ser o sintoma de doenças como cirrose, alguns tipos de câncer, doença renal crônica etc.
Nas doenças hepatobiliares, o prurido é particularmente associado à redução na formação ou no fluxo da bile, e as alterações podem acontecer na célula hepática, nos canais biliares intra-hepáticos ou por obstrução de fluxo nas vias biliares intra ou extrahepáticas.
Tratamento. Prurigo nodular é difícil de ser tratado, mas terapias em uso incluem esteroides, vitaminas, criocirurgia, talidomida e luz UVB. Caso estafilococos ou outra infecção esteja presente, antibióticos são efetivos, mas tendem a causar mais danos do que que benefícios nessa doença.
De acordo com a médica, as manchas na perna podem ter causas bem diferentes, como problemas circulatórios, exposição solar, A dermatologista explica os principais motivos: Hiperpigmentação: esse problema pode acontecer, principalmente, na região que envolve a coxa e a virilha, devido ao grande atrito ali causado.