Basta variarmos a quantidade de ar nos pulmões. Com os pulmões cheios de ar, aumentamos nosso volume e sendo o ar menos denso que a água nosso corpo tende a subir e então boiamos. ... Isto acontece quando a densidade do corpo é igual a densidade do líquido .
*Neste caso, a densidade do objeto é comparada com a da água. ... Coloque os objetos, frutas e alimentos um a um dentro do recipiente com água e anote o resultado na tabela: se o objeto flutuar anote na classificação “flutua” e se afundar na “afunda”.
A água tem densidade de 1g/cm³, bem menor que a da bolinha. Como é mais densa que a água, ela afunda. ... Apesar da massa de um navio ser incomparavelmente maior que a de uma pequena pedra, seu volume também é imenso e, portanto, sua densidade é menor. Por isso ele flutua e a pedra, não.
Pedra Pomes
Resposta. primeiro, a densidade do objeto é o que influencia se ele afunda ou bóia, segundo a tora de madeira independente do tamanho ela irá bóia por causa da sua densidade que é baixa, o prego como é um metal, sua densidade é muito grande, fazendo com que ele afunde.
Por que o navio flutua? 1) Porque é oco e sua densidade média (considerando a parte de aço e a parte cheia de ar) é menor que a densidade da água. 2) Porque ele encontra-se em equilíbrio, parcialmente imerso e sujeito a ação de duas forças de mesmo módulo e contrárias, o peso P e o empuxo E, exercido pela água.
Da terra ao mar A primeira, e menos utilizada, é a técnica chamada de “flutuação”. Nessa técnica o navio já é construído em uma doca seca. Ou seja, a embarcação já ficará pronta em um “buraco” portuário que fica abaixo do nível do mar. De certa forma isso facilita o processo.
Quando o navio está com o casco pronto, na carreira do estaleiro, ele é “lançado ao mar” em cerimônia chamada lançamento. Nesta ocasião é batizado por sua “madrinha” e recebe o nome oficial.