A noradrenalina atua na manutenção dos batimentos cardíacos, nos níveis de glicose e pressão sanguínea. Também age no cérebro e regula atividades como o sono e emoções. Em grandes quantidades, proporciona sensação de bem-estar.
A correção é feita fazendo-se o cálculo utilizando-se o peso calórico. Na prática, uma criança de 15 kg necessita de 1250 mL/dia (1000 mL+50 x 5 mL) o que equivale a um peso calórico de 12,5 kg (12,5kg x 100 kcal = 1250kcal e 1250 mL/dia). O peso calórico é utilizado para a quantidade de glicose, fluido e eletrólitos.
Aprendi, quando estudei pediatria, a calcular um soro de manutenção para uma criança de 10 kg, por exemplo, desta forma: 1.
O soro fisiológico é isotônico do sangue e dos glóbulos vermelhos, pois ele é uma solução aquosa com 0,92% de NaCl, que possui a mesma pressão osmótica do sangue.
Passo 1 calcular a massa (em g) de fármaco em solução. Passo 2 verificar no o volume em mL da solução isotônica correspondente. Passo 3 calcular o volume (em mL) de água necessário para preparar a solução isotônica. Passo 4 preparar a solução isotônica.
Solução a 0,9% (solução salina normal) (solução salina isotônica) Reposição de água e Cloreto de Sódio, diluente de drogas injetáveis (intravenosa, intramuscular ou subcutânea); limpeza de catéteres; reposição de líquido extracelular; alcalose metabólica (quando há perda líquida e depleção leve de sódio).