O que Millikan descobriu? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A experiência da gota de óleo foi uma experiência conduzida por Robert Andrews Millikan para medir a carga elétrica do elétron. Ele conseguiu isso balanceando cuidadosamente as forças elétricas e gravitacionais em minúsculas gotas de óleo carregadas e suspensas entre dois eletrodos de metal.
O que Robert Millikan descobriu sobre o elétron?
O experimento da gota de óleo de Millikan foi capaz de determinar o valor da carga dos elétrons. Até o ano de 1907, o valor da carga contida nos elétrons não era conhecido, mas apenas a razão entre sua carga e massa. ... Por volta de 1897, Thomson descobriu os elétrons: partículas elementares e de carga negativa.
Qual a contribuição de Millikan?
Millikan foi o primeiro americano de nascimento a ganhar o Prêmio Nobel de Física (1923). Foi um dos mais influentes cientistas dos Estados Unidos, com duas grandes contribuições para o desenvolvimento da física: a medida da carga do elétron e a medida da constante de Planck através do efeito fotoelétrico.
Como funciona o experimento de Millikan?
Atualmente o experimento de Millikan é um sistema borrifador de gotículas de óleo ionizadas dentro de um campo elétrico orientado em sentidos alternados. A velocidade de ascensão de uma determinada gota de óleo dentro de um meio viscoso permite determinar a carga elétrica que a gota carrega.
Quem descobriu o valor da carga do elétron?
O precursor na investigação da carga do elétron foi J.J. Thomson, que descobriu esta partícula em 1897. Com seu estudante C.T.R. Wilson, Thomson determinou a carga do elétron fazendo uso de uma câmara de bolhas, ou câmara de nuvens, desenvolvida por Wilson.
Qual o princípio fundamental da criação do experimento de Millikan?
Na realização do experimento original, Millikan notou que o valor da carga das gotículas parecia depender do raio destas e da pressão atmosférica. Sua suspeita estava relacionada à validade da lei de Stokes para as gotículas muito pequenas.
Qual a quantidade de carga que o elétron carrega?
O valor da carga do próton e do elétron é chamado de quantidade de carga elementar (e) e possui o valor de e = 1,6 . 10-19 C.
Como saber o número de elétrons em excesso?
Como temos 3 elétrons, basta multiplicarmos o valor anterior 3, obtendo-se daí o valor da quantidade de carga elétrica do corpo, ou seja, uma carga negativa (-) q = 4,8.10-19C. Entre parênteses indica-se o sinal dessa carga (negativa = excesso de elétrons).
Como calcular o número de elétrons em uma carga?
Carga elétrica: Q = n.e; Campo elétrico: E = F/q; Força elétrica: F = k. (q1.