As matas (ou florestas) ciliares é um tipo de vegetação que circunda os cursos de água (rios, lagos, riachos, córregos, etc.).
A Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária.
Protege escarpas e encostas das serras; Fonte de alimentos e plantas medicinais; Lazer, ecoturismo, geração de renda e qualidade de vida; E além claro, de preservar um patrimônio histórico e cultural imenso.
As matas ciliares possuem diversas funções, sendo a principal delas proteger o ambiente aquático da erosão do solo. Elas impedem que o solo das margens caia na água e cause o assoreamento. Além de impedir o assoreamento, a mata ciliar evita que enxurradas levem produtos tóxicos e outros poluentes para dentro da água.
A mata ciliar é formada pela cobertura vegetal encontrada ao longo de rios, córregos, nascentes, lagos e represas e exerce uma grande importância para o equilíbrio ambiental haja vista que contribui para a manutenção e qualidade dos recursos hídricos e funciona como um corredor ecológico, auxiliando a vida silvestre.
As florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre e realizam a fotossíntese da qual depende a vida: produção de oxigênio à partir do dióxido de carbono. Isso acontece, devido as árvores atuam como uma tecnologia segura e natural de captura e armazenamento de carbono.
Para os recursos hídricos, a mata ciliar também é importante pois protege as cabeceiras, curso dos rios, e o volume de água. ... Neste sentido, projetos de recomposição florestal são essenciais para a manutenção da biodiversidade e preservação dos recursos hídricos.
A maior importância das matas em geral está na preservação da água e, neste contexto, as matas ciliares merecem uma atenção especial. De forma equivocada, muitas vezes se atribui a elas a proteção das águas. Mas, na verdade, o papel fundamental da mata ciliar é a proteção dos cursos de água.
A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade.
As florestas cobrem cerca de 31% da área terrestre, armazenam mais de um trilhão de toneladas de carbono e fornecem meios de subsistência para mais de 1,6 milhões de pessoas, segundo o Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU), o ECOSOC.
As florestas tropicais tem um papel elementar na regulação global do clima além de manter a regularidade das chuvas, enquanto proteção contra inundações, secas e erosão. Elas armazenam vastas quantidades de carbono ao produzir uma quantidade significativa de oxigênio para o mundo.
FUNÇÕES AMBIENTAIS Abrigo para a biodiversidade Produção de oxigénio Promoção da infiltração da água Fixação do solo Armazenamento de dióxido de carbono Regularização do clima FUNÇÕES AMBIENTAIS FUNÇÕES SOCIOECONÓMICAS FUNÇÕES SOCIOECONÓMICAS Criação de emprego Fornecimento de matérias-primas Produção de energia ...
As florestas representam um elemento fundamental da base de recursos que sustentam a vida no planeta. Junto à oxigenação da atmosfera terrestre, os complexos ecossistemas florestais possibilitam que os solos se mantenham ricos em matéria orgânica e microrganismos como bactérias, fungos e protozoários diversos.
A importância científica da fauna brasileira é indescritível, pois contém a maior biodiversidade do mundo (cerca de 100 mil espécies de invertebrados, 8200 espécies vertebrados (713 mamíferos, 1826 aves, 721 répteis, 875 anfíbios, 2800 peixes continentais e 1300 peixes marinhos) das quais 627 já estão na lista negra ...