Ligação covalente é uma ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos. Explicação: Ligação covalente é uma ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos.
Podemos afirmar que ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos. Esses átomos unidos podem formar moléculas ou sólidos covalentes. Esse compartilhamento ocorre devido à atração dos elétrons pelos núcleos vizinhos.
Como o cloro possui 6 elétrons na camada de valência, então, possui três pares de elétrons não ligantes e pode realizar até 3 ligações covalentes dativas.
Inicialmente, o enxofre realiza duas ligações covalentes comuns, compartilhando dois pares de elétrons com um dos átomos de oxigênio, ficando ambos estáveis com 8 elétrons.
Resposta: A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação.
Ligação covalente: entre ametais e ametal e hidrogênio. Ametais das famílias 4A, 5A, 6A e 7A. Ligação Metálica: entre metais. Famílias: 1B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B e 10B, e as series dos lantanídeos e actinídeos.
Os metais que podem fazer esse tipo de ligação estão nos grupos 1, 2 e 13 da tabela periódica, sendo eles os metais alcalinos, os alcalino-terrosos e os metais pertencentes ao grupo do boro. O hidrogênio (H), apesar de NÃO ser um metal alcalino, encontra-se na família IA e também pode realizar ligações iônicas.
Resposta: Os metais das famílias IA (Metais Alcalinos), IIA (Metais Alcalino-Terrosos) e IIIA (família do Boro).
Por exemplo, se o hidrogênio só realiza uma ligação química, ele é monovalente, o oxigênio que realiza duas ligações é divalente e o nitrogênio é trivalente, pois realiza três ligações.
Entre os átomos de Nitrogênio, temos a presença de uma ligação tripla (uma sigma e duas pi).